terceirização financeira

Terceirização financeira: o que é e quando contratar?

Está cada vez mais frequente encontrar nas empresas o setor financeiro terceirizado.

A terceirização financeira ou BPO financeiro (Business Process Outsourcing) traz muitas vantagens e tranquilidade para aqueles empreendedores que não tem pleno conhecimento sobre análise das finanças.

Para muitos empreendimentos, principalmente os de pequeno e médio porte, arcar com gastos dos setores financeiro e contábil, não compensa, devido a estrutura e pessoal necessário.

Tendo em vista essas realidades, a terceirização torna-se uma boa alternativa para deixar o negócio sempre de acordo com a legislação vigente da parte financeira e contábil.

Mantendo a qualidade dessas áreas como se fosse feito por uma equipe própria.

Para entender melhor sobre o que é BPO, e quando é o melhor momento de contratá-lo, continue lendo este post!

O que é terceirização financeira? 

A terceirização financeira trata-se da delegação das atividades relacionadas às finanças para pessoas especializadas que fazem parte de uma prestadora de serviços voltados para essa finalidade.

Por isso, não fazem parte da equipe da empresa.

Essa terceirização envolve todas as rotinas administrativas, desde a construção do fluxo de caixa até a geração de relatórios gerenciais financeiros.

Essa terceirização vem agregando vantagem competitiva para os negócios, considerando que as análises financeiras serão mais eficientes, ágeis e conômicas, tendo em vista que são executadas por pessoas 100% dedicadas a elas, sem acarretar os mesmos custos que uma equipe própria.

Para empresas maiores essa abordagem já não é a mais interessante, por isso é válido avaliar a viabilidade dessa terceirização.

Quais atividades são desenvolvidas em uma terceirização financeira?

A rotina financeira possui muitas atividades, algumas mais operacionais, outras mais estratégicas e analíticas, e um serviço de terceirização pode contemplar todas elas, dependendo do nível de serviço adquirido, podemos citar alguns exemplos de atividades,  como:

  • Emissão de boletos;
  • Controle de contas a pagar e receber;
  • Controle de custos e despesas;
  • Controle do fluxo de caixa
  • Conciliação Bancária;
  • Assessoria Financeira;
  • Envio de Cobranças;
  • Elaboração de demonstrativos de resultado;
  • Elaboração de relatórios financeiros;
  • Emissão de relatórios gerenciais.

Além dessas existem outras atividades que podem ser incluídas no serviço de terceirização, a depender do modelo de negócio. 

Quando contratar um BPO financeiro?

Entendendo do conceito, e o que consiste um BPO financeiro, vem a pergunta: quando contratar?

Iremos citar algumas situações:

1. Quando a empresa quer reduzir custos 

Um dos grandes benefícios da terceirização, é a redução de custos da empresa, que não necessitará arcar com os custos com uma equipe especializada, nem com os advindos dos processos necessários para a gestão da área.

Além disso existem os custos físicos de um setor financeiro próprio, como estrutura, tecnologia, dentre outras despesas indiretas.

Geralmente esses serviços são cobrados por mensalidades, porém a forma de pagamento vai depender diretamente do que foi acordado entre as partes.

2. Quando há necessidade de concentrar os esforços na atividade-fim da empresa

Outro grande benefício da terceirização é a possibilidade de focar os recursos e esforços da empresa na sua atividade-fim.

Deixando essas tarefas de suporte, das atividades-meio para o prestador de serviço terceirizado.

O empreendedor deve estar focado nas funções vitais do negócio, o acompanhamento do seu planejamento estratégico, interação com os principais stakeholders, além de prestar atenção na qualidade e eficiência da empresa.

Em suma, ao invés de gastar horas com tarefas administrativas, os gestores terão mais tempo para pensar em inovação, e em como ele pode atuar para promover o crescimento da empresa, focando em seu core business.

3. Para fortalecer o processo de tomada de decisão

Os especialistas contratados possibilitarão o fornecimento de informações valiosas para a tomada de decisão dos gestores, tornando-se um parceiro estratégico.

Além das rotinas operacionais, o BPO oferecerá informações preciosas para a constante avaliação da saúde financeira do negócio, e quais as previsões que podem ser feitas, considerando o planejado.

Relatórios gerenciais são uma das ferramentas trazidas pelas empresas terceirizadas que facilitarão o entendimento dos números, principalmente para quem não tem muita afinidade e nível de conhecimento sobre finanças.

Esses dados traduzidos em conhecimentos, darão o embasamento necessário para que os gestores possam fazer investimentos, ou cortar despesas com maior segurança e estabilidade.

Quais as principais vantagens de contratar um BPO Financeiro?

1. Otimização de processos

Ao terceirizar os processos financeiros da sua empresa, naturalmente a empresa terá melhor e maior organização nas suas contas a pagar e a receber.

Principalmente aquelas que possuem um grande fluxo de contas, necessitam de maior cuidado para garantir a segurança dessas entradas e saídas.

Por isso, é importante analisar se o seu prestador de serviço é uma empresa comprometida em estar sempre melhorando seus processos.

Pois, além de entender que os recursos financeiros estão sendo gerenciados da melhor forma, o gestor não terá a preocupação em garantir a eficiência e qualidade desses processos.

2. Uso de tecnologia e inovação

Uma boa vantagem, é que o gestor não precisará se preocupar com a aquisição de tenologia e inovação nos processos financeiros. 

As empresas que são especializadas em gestão financeira, comumente, se encarregam de manter os seus funcionários capacitados, e utilizam toda tecnologia necessária para executar seus processos eficientemente.

Devemos entender que, o que para algumas empresas é atividade-meio ou de suporte, para os prestadores de serviços financeiros, esta é a atividade-fim, portanto, todos os esforços são direcionados em benefício do serviço prestado.

Essa é uma das vantagens que dificilmente as pequenas empresas teriam, por não ter os recursos necessários para focar no desenvolvimento do setor financeiro.

Conclusão

Percebeu o quanto que é importante e vantajoso, ter um setor financeiro sendo acompanhado por profissionais especialistas? Não fique atrás de seus concorrentes, e inicie já essa mudança na sua empresa para impulsionar cada vez mais sua vantagem competitiva!

Promova um ambiente eficiente, como foco nas atividades principais do negócio, e alavanque seus resultados!

A FCAP Consultoria está à disposição para te ajudar no que for necessário para tornar sua empresa um ambiente otimizado! Entre em contato conosco e conheça as diversas soluções que podemos oferecer para o seu negócio!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: