Retomada de atividades corporativas presenciais

2022 será o ano de reformular processos!

Com a pandemia da Covid-19, fomos impulsionados para um ritmo acelerado e cada vez mais digital. O isolamento social, o home office e a adaptação do fluxo das empresas foram desafios que marcaram os últimos dois anos e criaram tendências que vieram para ficar.

Além disso, o período pós pandemia traz um debate interessante: Como lidar com o fluxo dos funcionários que chegaram no período de home office?

Como em qualquer mudança de processos empresariais, faz-se necessário criar um plano de ação com protocolos que validem o objetivo final, nesse caso, a adequação dos colaboradores.

Recomendações das autoridades de saúde

O primeiro ponto a se considerar, engloba a saúde dos colaboradores. Os órgãos públicos, especialmente o Ministério da Saúde, reúnem uma série de regras básicas para a retomada das atividades corporativas. Nesse novo contexto, as principais são elas: Ajustar a frequência de rotina de limpeza e higienização dos ambientes da empresa, disponibilizar álcool para os colaboradores, promover uma comunicação interna que envolva as medidas de proteção e conscientizar a equipe sobre a importância de seguir os processos internos da empresa.

Como se preparar para 2022?

Depois de estruturar o plano de ação com os protocolos que serão usados na sua organização, é essencial criar um manual de processos para as atividades internas para facilitar o entendimento desses novos profissionais, visto que parte da equipe não conheceu a empresa no modelo 100% presencial. Além disso, é preciso de um plano estratégico para otimizar processos para garantir mais produtividade, já que existe menos flexibilidade de horário, comparado ao home office.

Vale a pena escolher momentos de conversa e treinamento para explicar o organograma, o ambiente e os processos que envolvem o trabalho do dia a dia presencial da equipe. O ideal é mostrar desde o espaço de cada um, até as regras de convivência.

É super importante abrir o diálogo com seus colaboradores para garantir que todos se sintam acolhidos e confortáveis no novo espaço de trabalho.

Quando chegar o momento:

Uma dica para tornar o momento mais dinâmico é investir em algo especial no primeiro dia para receber as pessoas, utilizando mensagens positivas e de acolhimento.

E não esqueça: priorize momentos de interação e adaptação que se fazem necessários nesse período de transição.

Precisa de ajuda?

Entre nossos serviços, te auxiliamos a estruturar e mapear processos necessários. Para desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio, essa etapa se torna indispensável para entender a operação.

Entre em contato com a gente!



Deixe um comentário!