Retomada de atividades corporativas presenciais

2022 será o ano de reformular processos!

Com a pandemia da Covid-19, fomos impulsionados para um ritmo acelerado e cada vez mais digital. O isolamento social, o home office e a adaptação do fluxo das empresas foram desafios que marcaram os últimos dois anos e criaram tendências que vieram para ficar.

Além disso, o período pós pandemia traz um debate interessante: Como lidar com o fluxo dos funcionários que chegaram no período de home office?

Como em qualquer mudança de processos empresariais, faz-se necessário criar um plano de ação com protocolos que validem o objetivo final, nesse caso, a adequação dos colaboradores.

Recomendações das autoridades de saúde

O primeiro ponto a se considerar, engloba a saúde dos colaboradores. Os órgãos públicos, especialmente o Ministério da Saúde, reúnem uma série de regras básicas para a retomada das atividades corporativas. Nesse novo contexto, as principais são elas: Ajustar a frequência de rotina de limpeza e higienização dos ambientes da empresa, disponibilizar álcool para os colaboradores, promover uma comunicação interna que envolva as medidas de proteção e conscientizar a equipe sobre a importância de seguir os processos internos da empresa.

Como se preparar para 2022?

Depois de estruturar o plano de ação com os protocolos que serão usados na sua organização, é essencial criar um manual de processos para as atividades internas para facilitar o entendimento desses novos profissionais, visto que parte da equipe não conheceu a empresa no modelo 100% presencial. Além disso, é preciso de um plano estratégico para otimizar processos para garantir mais produtividade, já que existe menos flexibilidade de horário, comparado ao home office.

Vale a pena escolher momentos de conversa e treinamento para explicar o organograma, o ambiente e os processos que envolvem o trabalho do dia a dia presencial da equipe. O ideal é mostrar desde o espaço de cada um, até as regras de convivência.

É super importante abrir o diálogo com seus colaboradores para garantir que todos se sintam acolhidos e confortáveis no novo espaço de trabalho.

Quando chegar o momento:

Uma dica para tornar o momento mais dinâmico é investir em algo especial no primeiro dia para receber as pessoas, utilizando mensagens positivas e de acolhimento.

E não esqueça: priorize momentos de interação e adaptação que se fazem necessários nesse período de transição.

Precisa de ajuda?

Entre nossos serviços, te auxiliamos a estruturar e mapear processos necessários. Para desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio, essa etapa se torna indispensável para entender a operação.

Entre em contato com a gente!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: