Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
recrutamento de pessoas

5 passos para fazer um recrutamento de pessoas que atraia os melhores

Uma má contratação pode mexer com o entrosamento e o dia-a-dia da equipe de trabalho, causando uma queda de desempenho da empresa como um todo.

Por isso, o recrutamento de pessoas é uma etapa primordial para o crescimento da sua empresa.

Pensando nisso, criamos um guia completo de como fazer um recrutamento de pessoas que garanta que os melhores candidatos sejam encontrados.

Então, se quer garantir um time de alta performance, continue lendo.

Passo a passo para fazer o recrutamento de pessoas da maneira certa

1. Defina do Perfil do Candidato

O primeiro passo do recrutamento de pessoas é definir todos os pré requisitos, as aquisições da vaga, e o perfil que o candidato ideal tem que ter.

Esse alinhamento é importantíssimo para guiar o processo de recrutamento de pessoas como um todo.

Pois, é a partir dele que você conseguirá direcionar a divulgação do Processo Seletivo, realizar uma triagem mais precisa e assim e atrair candidatos mais qualificados para as entrevistas.

2. Divulgue o Processo Seletivo

Uma vez criado o perfil ideal do candidato, isso te ajudará na parte de divulgação do processo seletivo.

Pois, uma vez sabendo quem você quer atrair, entenderá mais facilmente onde ele pode estar.

Então, vamos conhecer os principais canais de divulgação de processos seletivos.

Divulgação em mídias sociais

O primeiro passo é a elaboração de uma arte, que deve ser criada visando o público alvo de candidatos que você quer atingir.

Por exemplo, se a vaga em questão for para estagiários, é interessante elaborar uma arte mais atrativa e visual, para conseguir atrair o público desejado.

Depois dessa elaboração é muito importante saber onde divulgar, porque quanto mais direcionada essa divulgação, mais assertivo serão os perfis dos seus candidatos.

E existem ferramentas digitais que podem ser utilizadas para isso.

Uma delas é a divulgação segmentada do Facebook, onde você pode selecionar o público que vai ter acesso a essa arte.

Você pode, abordando o mesmo exemplo dos estagiários, direcionar a arte apenas para estudantes de determinadas universidades e determinados períodos.

Além dessa divulgação mais segmentada, é interessante também divulgar a vaga nas demais mídias sociais da empresa.

O Instagram é um ótimo exemplo, pois geralmente tem um alcance maior de pessoas, e o Linkedin que já tem um viés mais profissional.  

Plataformas online de emprego

Existem, também, algumas plataformas onlines, que geralmente são gratuitas, onde as vagas podem ser divulgadas.

Uma dessas plataformas é o vagas.com, que tem cerca de 150 milhões de visualizações e recebe aproximadamente 400 mil visitantes por dia. 

Uma de suas vantagens é a variedade de formatos de banners que eles aceitam.

Além dela, outra plataforma interessante é o Catho, que é uma empresa de divulgação de vagas de grande referência e tradição.

Por ser muito conhecido, grande parte dos empregadores fazem o recrutamento de pessoas por ela.

Logo, é onde a maioria dos candidatos procuram por oportunidades.

No geral, o processo para a divulgação é bastante simples, é apenas a especificação da vaga e o preenchimento dos seus dados e dos dados da sua empresa.

E o melhor, a plataforma é 100% gratuita!  

3. Faça a triagem de currículos

Chegou a hora de triar os currículos recebidos após a divulgação da vaga.

Essa triagem será feita para que os melhores candidatos sejam selecionados para a próxima fase.

Nessa fase é essencial a consulta constante do Perfil do Candidato (definido no primeiro passo) para realizar a triagem de currículos baseada nos pré requisitos da vaga.

Porém, no geral, os currículos serão semelhantes.

Caso você tenha recebido muitos currículos e ainda não tenha conseguido triar o suficiente, uma alternativa é a utilização de um formulário ou a elaboração de uma dinâmica de grupo.

4. Realize dinâmicas de grupo/Formulário

Elaboração de uma dinâmica de grupo

A dinâmica de grupo é um fator essencial para conhecer mais sobre o perfil do candidato, seu comportamento, suas competências pessoais e sua habilidade em trabalhar em equipe.

E, para que você possa entender mais como ocorrem os processos nessa fase do recrutamento de pessoas, destrinchamos as 5 fases principais para a realização de uma dinâmica de grupo:

1. Quebra-gelo

É uma etapa muito utilizada no início das dinâmicas de grupo, para ajudar a deixar os participantes menos tensos e um pouco mais desinibidos, fazendo com que eles mostrem mais a sua personalidade.

É importante que nessa fase os candidatos se apresentem para todos os presentes.

2. Atividade individual

É uma atividade essencial para conhecer como o participante trabalha individualmente.

Além disso, é interessante também que, depois da realização dessa atividade, os candidatos compartilhem aquilo com o grupo para ser possível perceber sua habilidade em transmitir seus conhecimentos e suas ideias.

3. Atividade de integração

É nessa fase que os avaliadores poderão observar o trabalho em grupo do candidato, sua comunicação, sua liderança e sua proatividade.

Geralmente nessa fase são utilizadas atividades mais lúdicas ou resolução de problemas reais do nosso dia a dia.

4. Atividade de encerramento

Essa última etapa é importante para receber um feedback dos participantes a respeito da dinâmica e acerca do seu próprio trabalho.

Também é essencial que a empresa em questão comunique a respeito de próximas fases do recrutamento de pessoas.

Geralmente é mais ampla e são realizadas perguntas sobre as atividades realizadas e seu desempenho pessoal dentro do grupo.

Formulário

Um formulário é utilizado como uma alternativa para conseguir fazer uma triagem mais fidedigna e encontrar o perfil que está sendo procurado para as entrevistas.

Ele pode ser feita com plataformas como:

Além disso, por ser uma alternativa a dinâmica de grupo, geralmente é aplicado entre a triagem dos currículos e a entrevista.

Então deve ser enviado para aqueles que passaram pela primeira triagem, etapa onde foi levado em consideração apenas os pré-requisitos da vaga.

A intenção deste formulário é entender melhor sobre o perfil dos candidatos, e essa é  uma forma de prática e simples de visualizar isso através da análise dessas respostas.

Devem ser feitas com perguntas de cunho mais pessoal, falando sobre experiências do candidato, para conhecer ao máximo o perfil dos participantes e reduzir o número de entrevistados, selecionando apenas aqueles realmente qualificados.

5. Entreviste

Chegamos a última etapa.

Quando todos os candidatos mais qualificados por perfil são escolhidos, você poderá fazer uma entrevista mais pessoal com eles.

Assim, você garantirá mais assertividade durante o recrutamento de pessoas.

Então, vamos entender algumas técnicas de entrevista que podem te ajudar.

Técnicas de entrevista

Para a realização das entrevistas, é interessante a elaboração de um checklist básico para que todos os pontos necessários sejam abordados.

Também, é essencial deixar o candidato confortável, para que se possa tirar o máximo de insumos possíveis dele.

Um fator importante para que os aspectos principais de cada candidato não sejam esquecidos, é uma reunião que deve ser realizada logo após a entrevista.

Onde devem ser discutidos todos os pontos positivos e negativos observados naquele determinado candidato (caso a entrevista tenha sido feita com 2 pessoas).

Uma boa opção é que, durante essa discussão entre os entrevistados, fazer uma gravação para que todos os pontos do candidato sejam registrados para serem utilizados para posterior analogia com os outros participantes.

Outra opção seria a elaboração de um checklist com os principais pontos que devem ser discutidos, levando também em consideração o que está sendo procurados no candidato, para ser discutido depois das entrevistas pelos avaliadores.

Conclusão

É interessante que, ao final do recrutmaneto de pessoas, seja elaborada uma planilha de banco de dados, contendo informações sobre todos os demais entrevistados.

Fornecendo todos os dados pessoais e pontuando seus aspectos positivos e negativos. Que te ajudará em um futuro recrutamento de pessoas.

Também, entrar em contato com aqueles candidatos que não passaram, passando, caso necessário algum feedback, para mostrar uma sensibilidade da parte da empresa.

Segundo a Endeavor, montar uma equipe motivada e alinhada é determinante para o sucesso dos seus negócios.

Portanto, para garantir que você atraia as melhores pessoas para sua empresa e, consequentemente, monte uma equipe motivada que assegure o sucesso do seu negócio, utilize esses 5 passos.

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: