Mulher preocupada com a projeção de cenários

Projeção de cenários para a sua empresa: conheça tudo agora mesmo!

Na rotina das empresas é essencial planejar todas as ações que serão feitas, para alcançar os objetivos almejados pelo negócio, além de observar quais as possíveis situações que possam ocorrer, e assim se preparar para todos os cenários possíveis.

Perguntas como “de que forma as mudanças no cenário econômico irão afetar meu negócio?” “como o avanço da tecnologia pode impactar no modo de vender?”, devem ser feitas, para que o gestor possa se preparar para as possíveis respostas que influenciaram nos resultados da empresa.

Assim, realizar a projeção de cenários é uma ação necessária para que a empresa se planeje e evite ao máximo ações corretivas e emergenciais, principalmente considerando o contexto de crise pelo qual estamos passando, onde as mudanças no mercado estão ocorrendo mais rapidamente, e cabe as empresas se adaptarem.

O que é projeção de cenários?

A origem do conceito de projeção de cenários é militar, adaptado, e hoje é utilizado como ferramenta de gestão. Ela visa permitir que estratégias sejam estruturadas considerando um contexto futuro, identificando fatores que possam impulsionar o negócio, e garantir o avanço competitivo.

Ela tem como principal finalidade analisar contextos interno e externo, observando as variáveis que possam ocorrer, permitindo que a empresa tenha uma visão holística do cenário atual, e uma tomada de decisão mais embasada, fundamentada para o contexto futuro.

Vale ressaltar que não se trata de prever o futuro quando há projeção de cenários, mas é sobre identificas as variáveis que podem se tornar realidade a um médio e longo prazo, e assim, a empresa pode se preparar melhor para um maior número de possibilidades, evitando decisões tomadas de forma impulsiva, que podem acarretar prejuízos para a organização.

Quais os cenários podem ser projetados?

Não há uma regra específica para elaboração de cenários, a empresa pode elaborar quantos e quais quiser, porém os comumente vistos no mercado são os otimista e pessimista.

No otimista a gestão projeta um cenário onde há um crescimento além do esperado inicialmente, e essa melhora pode ser um aumento do volume de vendas, mudanças nos hábitos de consumo dos consumidores ou nas necessidades do mercado. E nesse sentido a empresa precisa se preparar para atender uma alta demanda, atentando a fatores como estoque, capacidade produtiva, qualidade dos produtos ou serviços entregues.

Já no cenário pessimista, é projetada uma realidade onde há uma piora nos resultados da empresa, seja por diminuição de vendas, aumentos dos custos relacionados ao produto ou serviço, queda na produção, mudanças em fatores político-legais, ou outras variáveis externas que impactem negativamente o negócio.

Ao ter esse cenário de crise projetado, os gestores serão capazes de pensar em alternativas que permitam a sobrevivência do negócio, além de recuperar a baixa nos resultados. Tudo isso auxiliará a empresa a manter a empresa em funcionamento, lucrativa e atingindo os objetivos planejados.

Quais os principais tipos de projeção de cenários?

É comum quando falamos de projeção de cenários, que seja associado apenas a planejamento financeiro, mas é possível planejar cenários para diferentes áreas da empresa. A seguir falaremos um pouco sobre as principais.

Projeção de vendas

No planejamento de cenários relacionado à venda, o gestor pode pensar em cenários conforme a situação do ambiente externo à empresa, e identificar variáveis que podem afetar as vendas da empresa. Como exemplo, podemos citar uma instabilidade na economia que afete o poder de compra do consumidor.

Ao analisar o ambiente no qual está inserido, o gestor conseguirá projetar os diferentes resultados que ele pode obter, e, assim, criar alternativas para essas novas situações que possam surgir.

No caso das vendas, é possível analisar históricos anteriores, sazonalidades, para realizar a projeção, e assim se preparar para um cenário onde haja um aumento de receita, e para uma possível baixa.

Projeção de investimentos

Fazer investimentos é necessário, e é uma ação que deve ser feita com muito cuidado, para não prejudicar outros centros de custos da empresa. Existem muitos fatores que devem ser considerados antes de despender recursos.

A projeção de cenário de investimentos, dará ao gestor um entendimento maior sobre qual o melhor momento para investir, para não prejudicar os compromissos da empresa, e tudo isso com base no planejamento financeiro feito previamente.

Assim, podem ser planejados cenários otimistas e pessimistas, para que o investimento seja realizado de forma mais segura.

Projeção de orçamento

Analisando o histórico de despesa do ano anterior, o gestor consegue realizar uma previsão do que será gasto no próximo ano, e é importante que essa projeção seja feita observando cenários onde haja algum corte de gastos, e cenários em que o orçamento planejado seja, de fato, executado.

É interessante que todas as despesas sejam consideradas, desde aquelas como matéria-prima e estrutura física, até folha de pessoal, admissões, demissões, e  tributação. É possível elaborar uma projeção de cenários, de modo que fique claro, onde o dinheiro da empresa está sendo aplicado, para que caso seja feito algum ajuste, o gestor consiga tomar uma decisão de forma assertiva e preparada.

Projeção de volumes e custos

Considerando a instabilidade da economia, por mais que haja o planejamento da quantidade e preços dos materiais utilizados na empresa, é interessante que o gestor elabore projeções com possíveis variações e ajustes que possam ocorrer nestes. É possível assim, realizar revisões periodicamente, a partir do momento que os valores sejam alterados, conforme a projeção previu.

Esses ajustes nos preços nos materiais naturalmente impactarão nos preços dos produtos ou serviços, e a empresa terá que elaborar estratégias para não impactar negativamente os seus clientes.

Quais as vantagens em realizar projeção de cenários?

Uma das principais vantagens de realizar a projeção de cenários, é ter a possibilidade de se preparar para acontecimentos futuros, que impactem positiva ou negativamente o negócio, se são identificados fatores que podem alterar os resultados da empresa, que comprometam o planejamento, é essencial que a empresa se planeje para os resultados dessas mudanças. 

Além disso, por meio de uma boa projeção de cenários, as empresas passam a serem mais flexíveis, adaptando-se as mudanças do mercado sem prejudicar os objetivos do negócio, acompanhando sempre o ambiente que está inserida.

Caso as projeções se concretizem, a empresa terá mais agilidade em ajustar as suas estratégias, pelo fato de já ter se preparado previamente, necessário apenas a realização de alguns ajustes.

Outra vantagem que deve ser destacada é a gestão de riscos da empresa que é consideravelmente melhorada, tendo em vista que os riscos de haver graves prejuízos e até uma possível quebra da empresa são minimizados. Através da projeção de cenários a empresa terá base para um possível plano de contingência, que pode ser utilizado com as informações disponíveis para os cenários futuros previstos.

Após todo esse conteúdo, esperamos que você fique pronto para realizar análises preditivas da sua empresa, e crie os cenários que ela precisa para ter um melhor processo de tomada de decisão.

O tempo gasto hoje para realizar um planejamento com base em possíveis cenários, será ganho posteriormente, quando a empresa precisar adaptar suas estratégias às mudanças do mercado. Então, não fique de fora, comece hoje mesmo a projetar cenários para os próximos períodos, e conte com a FCAP Jr. Consultoria para te ajudar nesse processo!

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