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Metodologia OKR para um planejamento de metas efetivo

Você sabe o que as gigantes do Vale do Silício, como Google, Twitter, LinkedIn, Dropbox e GoPro têm em comum? Todas elas utilizam ou já utilizaram a metodologia OKR na estratégia de suas empresas. Essa metodologia ficou bastante conhecida por ter acompanhado o crescimento do Google, que na época de sua implementação possuía em torno de 40 funcionários, passando para mais de 60 mil atualmente. 

Mas afinal, o que é OKR?

O OKR é uma metodologia de gestão que foi criada por Andrew Grove,  ex-CEO da Intel, e tem o objetivo de simplificar a forma de entender os chamados “objectives and key results”, ou seja, os objetivos principais de uma empresa e seus resultados-chave. 

Os dois principais componentes dessa metodologia são:

  • Objetivos: Declaração clara do que a empresa deseja alcançar. Um bom objetivo tem que ser descrito de forma clara para que a empresa saiba o que deve buscar e para que as pessoas fiquem engajadas nessa missão.
  • Resultados-chave: Metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja realizada com sucesso.

De forma geral, essa metodologia é simples e bastante eficiente para qualquer organização. Os benefícios gerados pela implementação dos OKRs são principalmente: 

  • Facilidade em usar;
  • Engajamento dos funcionários;
  • Transparência;
  • Estimula a alta performance;
  • Faz com que a mensuração de resultados seja mais fácil e eficiente;
  • Trabalha com ciclos curtos.

Como funciona a metodologia OKR?

Ao entender os dois principais pilares dessa metodologia (Objetivos e Resultados-chave) é preciso que você, junto com a sua equipe, liste os principais objetivos que pretendem atingir e os desdobrem em metas que irão servir de parâmetro para saber o quão próximo do objetivo a sua empresa se encontra.

Alguns exemplos de objetivos que podem ser utilizados na sua empresa:

  • Objetivo: Aumentar o número de vendas
  • Objetivo: Oferecer uma ótima experiência ao cliente
  • Objetivo: Ter uma equipe eficiente e engajada
  • Objetivo: Tornar-se autoridade no mercado

Desdobrando esses objetivos em Key Results, temos:

  • Aumentar o número de vendas

  • Dobrar o número de leads gerados por mês;
  • Melhorar a taxa de conversão entre oportunidades e vendas para 30%;
  • Enviar 70% dos leads mais qualificados para o fundo do funil.
  • Oferecer uma ótima experiência ao cliente

  • Manter o NPS acima de 80%;
  • Aumentar a retenção de clientes para 75%;
  • Ter um tempo médio de resolução de problemas de no máximo 1 dia.
  • Ter uma equipe eficiente e engajada

  • Reduzir o turnover a 10%;
  • Fazer 1 treinamentos específicos para cada área por mês;
  • Atingir nota 8 em satisfação das equipes na Pesquisa de Clima Organizacional.
  • Tornar-se autoridade no mercado

  • Aumentar em 40% o número de clientes que conheceram a empresa através do digital;
  • Produzir 4 conteúdos ricos por mês.

Notou que cada objetivo se desdobra em metas claras e mensuráveis?

Lembre-se que é muito importante manter a clareza de onde se quer chegar para manter a equipe engajada e caminhando para o mesmo objetivo!

Como estruturar a metodologia OKR em 5 passos

A metodologia do OKR não indica práticas específicas e rígidas do que deve ser feito para que seja implementada nas empresas com sucesso. 

Porém, para que a adoção dessa metodologia seja de forma mais acertável, garantindo seu bom funcionamento e aceitação por parte dos colaboradores da empresa, separamos alguns pontos que vão te ajudar a estruturar os OKRs dentro de sua organização ou setor:

  • Estabeleça metas claras e específicas: 

Como já enfatizado no durante o texto, é preciso que as metas definidas tenham clareza e sejam específicas para que a organização saiba para onde estar indo. 

Com isso, seus colaboradores ficam mais engajados e motivados a alcançarem o objetivo estabelecido.

  • Divida os objetivos em bottom-up e top-down

Um ponto muito importante dessa metodologia, é que os objetivos não devem ser definidos apenas pela diretoria e passada para os níveis táticos e operacionais como nos métodos tradicionais. Ao contrário, apenas 40% dos OKRs são definidos pela diretoria e o restante são definidos pelo restante da equipe. 

Isso reforça a participação e envolvimentos de todos os colaboradores da empresa, fazendo com que eles definam seus próprios OKRs e acompanhem o atingimento das metas, tornando o processo útil a todos. 

  • Defina prazos de tempo mais curtos

Outra característica muito marcante dessa metodologia, é a definição das metas para um período de tempo mais curto, como a cada trimestre.

Isso faz com que seja mais tangível onde você pode chegar ou o que quer alcançar. Além de ser mais fácil identificar e corrigir um erro rapidamente.

Para quem está começando a usar a metodologia sugiro iniciar com ciclos menores, de 30 a 45 dias, para facilitar o aprendizado e o ciclo de feedback.

  • Deixe os OKRs de forma pública para todos da organização

 

Para promover o alinhamento da equipe, é necessário que o OKR seja visto como uma metodologia que promove a transparência dos objetivos e metas da empresa. Os colaboradores precisam saber com clareza as prioridades da empresa, para que não só alcancem os objetivos esperados, como para que também estejam bem informados durante todo o processo. 

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Algumas ferramentas podem ser utilizadas para facilitar a visualização dos OKRs da organização, como por exemplo, a Gestão à vista. Essa ferramenta tem como objetivo mostrar, de forma visual,  a todos da empresa, informações e dados importantes a fim de auxiliar a gestão dos colaboradores.

Acompanhe e avalie os resultados periodicamente 

  •  

Assim como em qualquer metodologia ou ferramenta recém implementada em uma empresa, é necessário acompanhar e avaliar os resultados que estão sendo gerados de forma constante.  Avaliar esses os resultados de forma periódica, como por exemplo semanalmente, é muito importante pois permite ajustes rápidos, fazendo com os resultados sejam mais efetivos.

Esses são os 5 passos que considero fundamentais para a estruturação da metodologia OKR na sua empresa! Ficou interessado em saber mais sobre essa e outras metodologias que podem te auxiliar na construção do planejamento estratégico da sua empresa? Clica aqui para conferir outros métodos que vão te ajudar na definição e acompanhamento das metas e resultados da sua organização!

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