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Método PDCA: como usar e melhorar a qualidade dos processos

O método PDCA é uma das mais importantes metodologias de resolução de problemas.

Por isso, preparamos esse artigo exclusivo para você, confira o que você irá aprender aqui.

Por que usar o Método PDCA?

Nos dias atuais, as empresas buscam por um fator determinante para sua diferenciação no mercado como forma de obter sucesso, e tornar os processos eficazes se torna um ponto chave nessa questão.

Eficiente no mundo empresarial, a utilização do Método PDCA é um dos mais conhecidos quando se fala de executar um planejamento estratégico nas organizações, ajudando assim a garantir que elas se tornem destaque no mercado.

Seu objetivo se baseia na elaboração e auxílio da execução da estratégia, fazendo assim com que os projetos que saem do papel sejam bem monitorados.

De forma a não ocorrerem problemas no caminho e garantindo um melhor desempenho das empresas.

Como surgiu o Método PDCA?

O Método PDCA foi desenvolvido ainda na década de 20 por Walter Andrew Shewhart, físico conhecido por ser pioneiro no uso do Controle Estatístico de Qualidade, que o utilizou nas indústrias locais do Japão e iniciou sua divulgação pelo país.

Em seus mais de 90 anos, muitos outros estudiosos aprimoraram o uso da ferramenta e a tornaram o que ela é hoje um dos principais métodos para a compreensão de processos e resolução de problemas decorrentes nele.

Garantindo assim o aprimoramento contínuo da qualidade dos produtos e serviços das empresas.

O que é o Método PDCA?

O Método PDCA é assim chamado devido aos nomes em inglês de cada uma das etapas que o compõe.

  • P do verbo Plan, planejar;
  • D do verbo Do, fazer ou executar;
  • C do verbo Check, checar, analisar ou verificar;
  • A do verbo Act, agir.

Ele se trata de uma metodologia que busca solucionar problemas que não são facilmente visualizados.

Ele é largamente utilizado em corporações que desejam melhorar a gestão de seus processos através de um controle eficiente das atividades que são executadas.

Padronizando informações e minimizando erros durante as importantes tomadas de decisão.

Baseado na melhoria contínua, funciona exatamente como apresentado em seu nome, um ciclo que é interativo e apresenta resultados diferentes a cada repetição.

Assim, deve ser utilizado de forma cumulativa com base na identificação de falhas, tornando mais simples o processo de correção.

Outro fator importante a ser levado em conta sobre o método é que ele se baseia na mensuração, importante no gerenciamento de projetos.

Como usar o Método PDCA na sua empresa?

método PDCA

Como apresentado anteriormente, o Método PDCA possui quatro etapas.

São elas:

1. Plan (planejamento)

O primeiro passo a ser tomado é a realização de um planejamento de forma a impedir falhas futuras e se obter um ganho de tempo.

O objetivo aqui é levantar informações sobre a situação atual do processo.

Com isso, é possível elaborar uma estratégia e estabelecer os objetivos e metas futuros, tomando como base as diretrizes políticas da empresa.

Uma dica é realizar o planejamento de acordo com a missão, visão e valores da empresa.

Estratégia estabelecida, é preciso escolher o caminho a ser percorrido para atingi-la e quais os métodos que serão utilizados.

Deve-se definir também quem serão os líderes de cada processo.

Essa etapa pode ser dividida em quatro fases:

  • Identificação do problema: aqui, você deve se perguntar o que está causando resultados ruins em seu processo. Após encontrar, levante o histórico dele (dica: utilize o brainstorm) e proponha datas para solução;
  • Observação do problema: analise quais são as características específicas do problema sob vários pontos de vista diferentes e nos locais onde ele acontece;
  • Análise do problema: levante as possíveis causas e escolha as mais prováveis de estarem influenciando o problema, as colocando em ordem de relevância e descartando as menos prováveis;
  • Plano de ação: identificadas as causas dos problemas, chegou a hora de criar ações para resolvê-los. Utilize ferramentas de criação de planos de ação como o 5W2H, que permitem descrever como, onde, quando e por quem, por exemplo, serão realizadas as medidas de correção.

2. Do (execução)

Após um planejamento cuidadoso, coloque-o em prática seguindo à risca o planejamento para não comprometer todo o método PDCA.

Aqui, deve-se inicialmente realizar treinamentos de todos os colaboradores inseridos no projeto e depois acompanhar de perto as ações que estão sendo tomadas.

É importante salientar que a coleta de dados deve ser feita ainda nesta etapa para uma posterior avaliação.

Isso permitirá que o time envolvido no processo entenda sobre a importância da participação e irá gerar aprendizados.

3. Check (verificação)

O check é o estágio onde são identificadas possíveis brechas no projeto.

Aqui, se verificam os resultados obtidos do que foi executado de forma a confirmar se o que foi planejado já está implantado e compara-se o antes e depois do projeto para entender se a meta proposta foi atingida ou não. 

Existem duas formas que podem e devem ser utilizadas para realizar essa etapa.

Uma delas é ainda durante a execução, de forma paralela, de modo a ter certeza que o trabalho está sendo bem realizado, e ao término da execução, de forma a se obter uma análise dos dados mais abrangente e completa.

4. Act (ação)

O último estágio do PDCA se caracteriza como a fase em que são aplicadas as ações corretivas para os problemas, de modo a aperfeiçoar o projeto.

Pode ser entendido como o fim ou o começo, pois o PDCA não para por aqui e tudo que foi encontrado deve ser levado novamente para a fase de planejamento, de forma a garantir que o processo seja contínuo.

Aqui, o plano de ação é padronizado de forma que as falhas não se repitam e a equipe deve fazer uma avaliação sobre o antes e depois.

Conclusão

O Método PDCA é uma das ferramentas mais simples e eficazes para a melhoria de processos nas empresas, e você pode aplicar na sua apenas seguindo esses passos.

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