Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
marketing boca a boca

Marketing Boca a Boca: descubra como fazer seus clientes te indicarem

Você já deve ter ouvido falar sobre Marketing Boca a Boca, não é mesmo?

Se trata de uma expressão quase auto-explicativa que indica a propaganda que uma marca ou empresa recebe de forma espontânea pelos seus clientes, devido a satisfação.

E todos entendemos que essa é uma das forma mais efetivas de conseguir clientes.

Mas sua empresa ainda não tem clientes falando bem e recomendando?

Então continua lendo esse conteúdo que agora vamos te mostrar como fazer seus clientes te indicarem com o Marketing Boca a Boca.

Mas afinal, qual o seu conceito?

O marketing boca a boca é uma estratégia que foi popularizada principalmente nos Estados Unidos através do surgimento do conceito de buzz marketing para funcionar como uma alternativa as mídias de massa.

Ele surge de forma espontânea, em conversas do dia a dia, e pode ser colocado em prática até mesmo através dos stories, por exemplo, quando você tira um prato em seu restaurante favorito e marca o Instagram dele por lá.

De forma geral, o marketing boca a boca poderá ser uma estratégia de marketing que irá gerar bem menos gastos.

Aproveitando apenas o desejo humano de compartilhar informações para desenvolver vínculos, estabelecendo assim uma marca de produto ou serviço e ajudando no seu fortalecimento frente a outros potenciais clientes.

Ele simplesmente surge a partir do gosto do ser humano em fornecer sua opinião, algo natural ao perfil de qualquer consumidor e que também é uma necessidade em forma de expressão, fruto de consumidores satisfeitos pelos produtos ou serviços adquiridos.

Por permitir que o público-alvo possa ser atingido de forma direta, o boca a boca pode ser bastante eficiente e possui um grande potencial de espalhar uma marca com rapidez, ajudando a torná-la viral e a aumentar seu número de clientes.

Como usar o marketing boca a boca em seu negócio?

O marketing boca a boca está sempre em alta, e pode ser inserido na sua empresa a partir de estratégias simples.

Contudo, antes de aplicá-las, é importante entender bem como ele funciona e como pode ser melhor aproveitado.

Vamos lá?

1. Conheça a sua empresa

Você sabe o que faz seus clientes divulgarem o seu negócio? 

Para que o boca a boca possa ser aplicado e aprimorado através de estratégias mais efetivas, é importante que você analise bem sua empresa.

Como ela oferta seus produtos e serviços e o que é feito de melhor e mais chama a atenção dos clientes atuais e potenciais.

Portanto, descobrir o que mais atrai os clientes é fundamental para entender como usar o marketing boca a boca a seu favor.

2. Planeje a abordagem

Trabalhar a mensagem a ser passada e como isso será realizado é necessário para que o boca a boca seja efetivo.

Para isso, a abordagem precisa ser bastante estudada e deve-se levar em consideração o público a ser alcançado, garantindo assim que tudo dê certo.

3. Coloque as palavras em ação

Fique atento para não promover uma propaganda enganosa.

Se você planeja um marketing boca a boca específico para seu negócio, a mensagem não pode ser apenas bonita, mas tudo deve ser colocado em prática conforme foi informado.

Você precisa ser e parecer.

4. Seja sincero

Não tente utilizar o marketing boca a boca como uma estratégia apenas para conquistar clientes sem realmente pregar bem aquilo internamente.

Pois, os clientes percebem e podem até mesmo se sentirem enganados.

Por exemplo, se você busca atingir um público que busca preservar o meio ambiente, as ações voltadas para a causa devem ser intrínsecas da empresa e colocadas em prática de diversas formas, não apenas através de propagandas.

[Bônus] 5 dicas de ouro para aumentar o desempenho do marketing boca a boca

1. Produza conteúdos que chamem atenção dos clientes

Fuja dos anúncios tradicionais e busque criar conteúdos que surpreendam os clientes e sejam facilmente multiplicados.

Conteúdos interativos e que chamem a atenção dos clientes possuem maiores chances de serem visualizados, curtidos e compartilhados, aumentando assim o engajamento das redes do seu negócio.

2. Ofereça uma boa experiência ao cliente

Durante o processo de venda, cada um dos consumidores se encontra em determinada fase da jornada do cliente, e cada passo dela pode ser aproveitado para oferecer uma experiência excelente a eles, garantindo assim respostas positivas.

Para isso, é importante oferecer conteúdos que os atraiam, responder seus questionamentos e tratá-los sempre bem.

3. Crie um bom relacionamento

Buscar se aproximar do seu público criando vínculo e gerando identificação é bastante eficaz para garantir um marketing boca a boca eficiente.

É importante que esse bom relacionamento ocorra para que os clientes se sintam valorizados e felizes com o serviço prestado, fidelizando assim cada um deles e gerando um maior engajamento.

Pois, como falamos, quando os clientes estão felizes com a qualidade dos produtos ou serviços, se tornam mais propensos a compartilharem suas experiências com outras pessoas.

4. Atenda bem os clientes

Para qualquer negócio, garantir a excelência do tratamento dos clientes é fundamental, afinal, ele é seu bem mais precioso e sem ele a empresa não existe, não é mesmo?

Para isso, invista em treinamentos para cada um dos colaboradores da empresa, realize pesquisa de satisfação e utilize as redes sociais e o atendimento presencial não apenas para divulgar algo ou realizar uma venda de forma automatizada, mas sim para atender de forma ágil e fácil cada uma das necessidades dos clientes.

5. Acompanhe os resultados

Além de realizar os esforços para garantir que o marketing boca a boca seja efetivo e sua empresa seja número 1 na cabeça dos clientes, é importante garantir que cada ação e seus resultados serão acompanhados, mensurados e analisados.

Permitindo assim que seu negócio saiba bem o que está sendo visto de forma positiva pela clientela, assim como o que ainda pode ser melhorado.

Afinal, o que não é mensurado, não pode ser gerido.

E quais os principais benefícios da divulgação boca a boca?

Aplicar o boca a boca na sua empresa só irá trazer diversos benefícios, como:

Acelera o processo de compra

Para um cliente, ter uma percepção de alguém próximo a si que já conhece o produto e o divulga o torna mais confiável.

Permitindo assim que ele fique mais confortável em fechar negócio com a empresa e se tornar um novo cliente;

Aumenta o engajamento

A divulgação boca a boca já é uma ferramenta poderosa, mas com as redes sociais se tornou ainda melhor.

Já que um simples botão de compartilhamento de conteúdo pode fazer a diferença e garantir que as mensagens sejam facilmente espalhadas e não se percam.

Conclusão

Que tal colocar em prática cada uma das dicas e implementar o marketing boca a boca no seu negócio?

Apesar de já ser uma técnica antiga, ela está sempre em alta e é tendência para quem busca dominar o mercado, então não perca tempo!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: