Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
Gestão à Vista

Gestão à vista: Uma ferramenta que não pode faltar na sua empresa

No contexto organizacional, torna-se necessário pensar em formas de engajar o time ,para que todos se sintam responsáveis pelo rumo que a empresa irá tomar.  

Assim, é possível observar que é importante para a saúde de uma empresa que os seus funcionários não se sintam como passageiros, mas como pessoas que entendem o que está acontecendo na organização e realizam as suas atividades baseado nesse entendimento.

Dito isso, uma das ações responsáveis por incentivar os funcionários a se tornarem protagonistas do rendimento da empresa em que trabalham é a Gestão à Vista. Vamos entender mais um pouco sobre ela?

O que é a gestão à vista?

A gestão à vista é uma ferramenta muito utilizada hoje em dia pelas organizações.

A partir dela, é possível obter controle sob uma gama de informações da empresa, desde as mais simples (operacionais) até as mais complexas (estratégicas).

Isso é possível porque a gestão visual utiliza meios que a torna muito visual e de fácil entendimento por todos os membros da empresa, colaborando, dessa forma, para o sentimento de time nas organizações.

gestão à vista com post it
Imagem de Gerd Altmann por Pixabay

Além disso, a gestão à vista auxilia a reforçar os valores da empresa, incentiva a transparência e, ainda, traz vantagens à organização de atividades diárias, diminuindo o retrabalho e tomando decisões mais conscientes.

Portanto, a gestão visual é uma forma de tornar exposto a todos da empresa, informações e dados importantes a fim de auxiliar a gestão dos colaboradores.

Vantagens da Gestão à vista para empresas

Você pode estar se perguntando se essa ferramenta da gestão à vista realmente traz aspectos positivos à empresa ou se é algo que não interfere diretamente no rendimento da mesma.

Neste caso, a resposta é sim.

Uma vez em que os membros das empresas enxergam as suas responsabilidades (e a dos seus amigos de trabalho), entendimento de modo visual qual o seu papel dentro da organização, ele fica muito mais engajado e decidido a entregar todas as suas obrigações em dia.

Por isso, a transparência promovida pela gestão à vista faz com que todos queiram mostrar trabalho (o que é ótimo para a organização) e fique muito mais fácil para o gestor ou gerente entender quem são aqueles que merecem alguma bonificação, tornando o processo de decisão mais assertivo.

Em outras palavras: é bom para a empresa e para quem trabalha nela.

Dessa forma, a gestão à vista torna o trabalho na empresa mais eficiente, o que aumenta a produtividade, competitividade e, consequentemente, a receita no final do mês.

Como aplicar a Gestão à vista na sua empresa?

Existem diversos formatos de aplicação da gestão visual. Entre eles, alguns se destacam por serem muito utilizados pelas organizações e serem responsáveis por trazer bons resultados a elas.

Cada um dos formatos existentes se encaixa em tipos de empresas diferentes, não sendo necessária a aplicação de todos os tipos, mas somente aqueles que se enquadram na realidade do seu negócio.

Dentre os meios de Gestão Visual mais conhecidos e utilizados estão:

Balanced Scorecard (BSC):

Essa ferramenta é muito utilizada como uma forma de mapear a gestão estratégica de uma empresa com base em quatro pilares de perspectiva, que são:

  • financeira;
  • clientes;
  • processos internos;
  • aprendizado.

Cada uma dessas perspectivas tem seus próprios objetivos estratégicos.

Esse modelo auxilia o líder a definir quais serão os meios que a empresa deverá construir a fim de atingir seu objetivo estratégico.

Quadro de atividades:

Entre os exemplos deste formato de gestão à vista, há o Kanban que foi um mecanismo criado por Taiichi Ohno, ex vice-presidente da Toyota Motors.

O nome desse modelo tem origem japonesa, e significa “cartão” ou “sinalização”.

Ele tem por objetivo controlar a produção e a movimentação do material em processos produtivos.

Outro exemplo de quadro de atividades é o Scrum, em que as atividades são divididas em ciclos, que possuem a duração de aproximadamente um mês, que podem variar de acordo com o fluxo de trabalho da empresa.

Esse ciclo é chamado de Sprint, assim ele representa um time box dentro do qual um conjunto de atividades deve ser realizada.

Tv corporativa:

A tv corporativa serve como forma de deixar o processo de atualização mais ágil e sucinto, além de mais atrativo,

No entanto, este não deixa de lado o mais tradicional que consiste nos murais com textos mais densos, mas que contêm uma quantidade maior de informação.

Através da Tv corporativa, é possível segmentar a mensagem que será vinculada nos diferentes setores da empresa de forma mais fácil.

O que permite criar uma linguagem mais acessível e ou adaptar os conteúdos de cada departamento da empresa.

Sinalização de riscos:

Quando o assunto é segurança do trabalho, apesar da empresa possuir todas as suas normas e regulamentos que evitam os riscos do trabalho, se faz necessária a comunicação através da gestão à vista, buscando garantir ao máximo, que não ocorra nenhuma situação de risco aos membros da empresa.

Por isso, a sinalização de riscos ocorre através de avisos de segurança, dicas, comunicados da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), entre outras informações relacionadas ao assunto.

Dashboards:

É  uma metodologia responsável por reunir diversos indicadores que são agrupados por necessidades e representados em forma de gráficos e tabelas.

Esses tornam essas informações mais visuais e mais resumidas, visto que o dashboard agrupa uma quantidade de dados em um único quadro.

Dashboard em computador
Foto de Serpstat no Pexels

A fim de garantir a sua eficiência, os dashboards devem ser atualizados constantemente por sistemas de informação.

Um exemplo de aplicativo responsável por criar esse dashboard automaticamente a partir da transferência de informações é o PowerBI.

Conclusão

Espero que, a partir desse post, você tenha compreendido que a gestão à vista possui diferentes formatos  capazes de se adequar exatamente ao que cada tipo de empresa necessita.

A gestão à vista reúne, de forma clara e objetiva, as informações da empresa, facilitando o seu dia a dia e impactando diretamente em aspectos como o engajamento e colaboratividade.

Dessa forma, praticar a gestão visual torna-se fundamental a qualquer tipo de organização que almeja envolver seus colaboradores no negócio e alçar voos mais altos.

Qualquer dúvida sobre o assunto, nos colocamos completamente à disposição!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: