Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
estruturação financeira

Estruturação financeira: 6 erros que indicam que sua empresa precisa de uma

É comum ouvir dos gestores que a gestão financeira do negócio fica em segundo plano, e que não fazem isso propositalmente. 

Quando não há setores definidos dentro da empresa, grande parte dos empreendedores se esforçam para cumprir as tarefas de vários setores ao mesmo tempo, incluindo o financeiro.

Embora seja comum, é extremamente perigoso para o negócio, principalmente para os que almejam crescimento e aumento de receita.

Hoje, neste, post, iremos mostrar que existem várias razões para que uma empresa necessite de uma estruturação financeira

Portanto, é muito importante que você, gestor, identifique se há, na sua empresa, um desses sinais que mostraremos a seguir.

1. Usar apenas papel para o controle financeiro

Em meio a tanta tecnologia e inovação, anotar informações financeiras da empresa em cadernos parece uma atividade extinta, porém ainda existem empresas que fazem esse controle financeiro manual. 

E este é um hábito que deve ser mudado imediatamente, e explicaremos o porquê.

A adoção de um sistema de gestão, que torna eficiente o processo de controle financeiro da empresa, dará mais segurança e possibilitará o uso da inteligência artificial como aliada no processo de tomada de decisão, além de garantir um controle geral.

Além disso, as informações ficarão compiladas em um só lugar, proporcionando agilidade na busca de alguma informação.

Além disso, por meio de indicadores e dashboards, será possível comparar resultados atuais com os e períodos anteriores de forma rápida e fácil.

2. Misturar finanças pessoais com as da empresa

Apesar de ser óbvio que é uma prática que não deve ser adotada, muitas empresas ainda caem nesse erro, e não conseguem desembaralhar as duas contas.

Assim, não conseguem ter clareza de quais os custos fixos e variáveis da empresa, o quanto ela está lucrando, dentre outros indicadores econômicos.

Sem essas informações, não dá para ter um bom planejamento financeiro, prever as receitas e despesas, identificar possíveis gargalos, enfim, fazer uma correta gestão financeira.

Neste cenário, a estruturação financeira é totalmente necessária, para fazer essa separação de forma correta, e assim a empresa poderá saber em qual nível de maturidade ela está e quais as ações ela pode fazer diante de um cenário realista. 

Pois, sem essa certeza, as decisões serão baseadas em “achismos”, e essa é uma atitude que deve ser evitada ao máximo.

3. Pensar apenas nos custos “maiores”

É muito comum, que as empresas priorizem os grandes custos como despesas com pessoal, tributos, energia elétrica e aluguel.

Todavia, ao deixar pequenas despesas em segundo plano pode fazer com que haja um desperdício de recurso financeiro.

Contas como telefonia, água, e até resmas de papel, merecem atenção, e é papel do gestor verificar, constantemente, se os insumos gerados desses pequenos custos atendem a realidade atual da empresa

Ex.: O valor pago no plano de telefonia atual, ainda atende as necessidades da empresa, ou é uma despesa que pode ser renegociada para um plano mais básico?

Uma pequena mudança como essa pode trazer benefícios a longo prazo, porém apenas tendo um bom controle você identificará esses pequenos pontos de melhoria.

4. Não ficar atento as sazonalidades

Independente do tipo de produto/serviço que está sendo comercializado, alguns eventos externos podem influenciar diretamente nas vendas causado a chamada sazonalidade. 

Não prestar atenção na sazonalidade do mercado, impossibilitará o negócio de ter um fluxo de caixa com previsões que observem essas demandas, e como essas impactarão nas obrigações financeiras das empresas.

O gestor, a partir de um planejamento financeiro bem feito, alinhado a um calendário com os eventos externos que influenciam nos resultados do seu negócio, poderá ver antecipadamente, as épocas de superávit e déficit das suas receitas e despesas, para assim, se precaver.

5. Não saber quanto custa a sua produção

Não saber os custos envolvidos na produção mais um sinal que o controle financeiro não está sendo feito da melhor forma, e precisa ser reestruturado.

É preciso saber, além do preço de venda, quais são os custos fixos e variáveis envolvidos na elaboração dos produtos e/ou serviços comercializados.

A partir do conhecimento dessas informações é possível ter um preço de venda que cubra todos os custos de produção e ainda dê lucro para a organização.

O uso de um bom controle de estoque e até fichas técnicas dos produtos, são fundamentais para que o setor financeiro da empresa seja eficiente, e que opere com dados reais e fidedignos.

6. Achar que precisa de mais dinheiro para o planejamento dar certo

Antes de tudo é necessário entender que uma estruturação financeira deve ser baseada não no que você almeja ter, mas sim no que você tem.

Como gestor, concentre-se em seus resultados financeiros atuais, e quais ações você pode fazer para que as despesas não sejam maiores que as suas receitas.

Existem negócios que mesmo faturando milhões, por não existir um bom controle nas finanças, acabam se afundando em dívidas e com sérios problemas financeiros.

Portanto, é importante ter grandes objetivos, e almejar o crescimento da sua empresa, porém, para isso acontecer deve-se ter uma boa administração dos recursos que você tem hoje.

Conclusão

O processo de estruturação financeira não é complexo, todavia deve ser bem pensado e planejado para que não se torne uma má estratégia dentro da organização

Esteja rodeado da equipe e dos recursos certos, que a probabilidade da sua empresa manter uma saúde financeira estável e equilibrada será maior!

Neste post, mostramos alguns sinais de que sua empresa precisa de uma estruturação financeira. Identificou algum desses sinais em seu negócio?

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: