Cultura Organizacional: fortaleça o alinhamento de sua equipe

Cultura organizacional

Vamos fazer um exercício mental. Quando pensamos em um determinado país, qual a primeira coisa que vem à nossa cabeça? A resposta para muitos pode variar, é claro. Mas garanto que todas essas respostas possuem uma característica em comum: a cultura.

Quando falamos na Índia, por exemplo, imaginamos logo em grandes festividades hindus e animais transitando nas ruas daquele país, já que para eles, alguns animais são considerados sagrados em sua religião.

Cultura é isso, é o poder de identificação de um grupo social promovendo um senso de coletividade em comum que permite o crescimento da sociedade.

Em uma empresa, isso não é muito diferente, existindo a cultura organizacional que é bastante importante para desenvolvimento da mesma. Por isso, listamos aqui os principais pontos que você deve saber sobre esse conceito no meio empresarial.

Conceito

Fonte: Comunidade Sebrae

De uma maneira geral, a cultura organizacional pode ser definida pelo conjunto de valores, claros e bem estabelecidos, que são compartilhados pelos membros de uma empresa, melhorando o ambiente de trabalho e que caracterizam uma organização frente ao mercado e a sociedade. 

O termo “mundo empresarial” não é dito à toa e possui um grande significado. As empresas, são como um universo próprio e possuem valores, regimentos, crenças, hábitos, rotina atitudes, missões, linguagem, visões e outras características próprias que são difundidas pelos seus participantes com o objetivo de fortalecer os vínculos dos envolvidos e prosperidade da organização.

Tudo isso citado, se enquadra na cultura de uma organização, que por sua vez deve ser bem estabelecida e difundida para que alcance os objetivos desejados 

Um grande exemplo de modelo de cultura organizacional que é bastante conhecido é o da empresa Google. Você já deve ter escutado alguma vez na sua vida alguém falar: “Quero trabalhar na Google”.

Esse desejo é explicado pelo sucesso de sua cultura organizacional, no qual o ambiente de trabalho costuma ser bem descontraído, bem informal e bem divertido, diferente de muitas empresas que são muito formais. Além disso, os membros ganham diversos benefícios, como prêmios e viagens, que reconhecem o valor do trabalhador para o sucesso da empresa.

Essa cultura na Google acaba aumentando as relações pessoais dos funcionários ali presentes e, consequentemente, a prosperidade econômica. 

Fortalecimento de equipe

A principal vantagem da implementação de uma boa cultura na organização é o fortalecimento de equipe. Isso acontece, pois os membros estão submetidos aos mesmos ideais, que são difundidos e seguidos por estes no cotidiano de uma empresa. 

O livro “Sapiens, uma breve história da humanidade” conta a história do surgimento da humanidade com os primeiros seres humanos que habitaram o nosso planeta. Uma característica que chama atenção da nossa espécie pré-histórica, foi a criação do senso de coletividade, que foi criado entre eles, que foram guiados por um objetivo em comum: a sobrevivência.

Para sobreviver naquelas condições de vida, eles precisavam cooperar e a partir daí, foram surgindo as primeiras relações sociais que eram norteadas por meio de histórias e visões em comum, promovendo sucesso na seleção natural de nossa espécie.

Essa história contada justifica bem que valores e ideais compartilhados em um grupo, faz com que os participantes desse meio cooperem e cresçam. Por isso, a criação de uma cultura na organização é essencial para o fortalecimento de equipe e desenvolvimento empresarial

Deve ser praticada 

A frase “Na teoria é uma coisa, mas na prática é outra” caracteriza bem a situação de várias empresas, já que muitas não costumam colocar em prática seus ideais, ficando restrito apenas no papel.

Um exemplo atual que isso acontece é o caso da Petrobrás. No site da empresa, no tópico “Quem somos”, são listados os valores empresariais que deveriam ser aplicados e difundidos no ambiente da corporação. “Ética e transparência” é citado como um valor que em teoria era para ser seguido por esta empresa.

Porém, os grandes casos de corrupção que envolvem a Petrobras mostram o contrário, que seus membros não estão aplicando na prática o que estava regulamentado em seus princípios. 

Para reverter essa problemática, a cultura organizacional deve ser bem clara e bem estabelecida, devendo sempre ser compartilhada pelos membros participantes e ser colocada em prática.  

Identidade Corporativa

Quando pensamos em uma empresa qualquer, além do seu nome, pensamos também em sua logomarca. Mas além disso, vem à mente outras características que representam bem essa corporação no mercado, como: símbolos, cores, valores e práticas comerciais. 

A cultura organizacional engloba todas essas características citadas e é responsável pela identidade corporativa frente ao mercado e aos seus funcionários. Com o tempo, após um processo de consolidação cultural, os membros participantes de uma empresa se identificam com a corporação e se engajam, gerando uma sensação de pertencimento que acarreta bons resultados de crescimento. 

A Netflix é um exemplo de empresa que transparece bem seus valores culturais e, com isso, criou uma identidade corporativa bastante característica.

A relação com cliente que a Netflix criou nas redes sociais, interagindo com seus seguidores, reflete bem a dinâmica do trabalho dos seus funcionários que são guiados por comportamentos e habilidades que compõem os valores da empresa, como por exemplo “comunicação”, que é uma característica que essa empresa busca dos seus participantes. 

Como implementar? 

O primeiro passo para a implementação de uma cultura na organização é reconhecer a importância de uma boa cultura para o bem estar de uma empresa. Em uma pesquisa feita pela revista “Exame”, mais de 90% dos cinco mil empresários entrevistados, reconhecem que a cultura de uma organização é importante para os resultados da empresa. Porém, apenas 15% dizem que sua cultura organizacional vigente é ideal. 

Além disso, uma pesquisa de clima entre seus colaboradores deve ser feita. Analisar o índice de satisfação dos seus funcionários é essencial para a identificação dos problemas e posterior resolução dos mesmos, criando estratégias de sucesso para implementação.  

Quer saber como melhorar ou até mesmo criar uma cultura organizacional forte, que torne a sua equipe bem alinhada com os objetivos da sua empresa? Pois entra em contato com a gente e saiba mais como a FCAP JR., referência no mercado de consultoria, pode te ajudar.

 



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