Pessoas analisando a cultura orçamentária do negócio

Cultura orçamentária: descubra como implantar uma rotina financeira

Quando falamos sobre finanças empresarias, umas das coisas importantes é que orçamento seja bem construído e ao longo da sua execução, seja respeitado por todas as áreas da empresa, servindo como um dos balizadores para o processo de tomada de decisão.

Para isso acontecer, é necessário ter uma cultura orçamentária bem estabelecida, onde os assuntos financeiros façam parte da rotina de todos da empresa, com a sua devida importância.

Esses conceitos são pouco aplicados em algumas empresas, e podem até ser considerado com tabu, mas quando desconstruídos, podem contribuir para um melhor planejamento de despesas, receitas e investimentos, e acompanhamento das metas e objetivos estabelecidos, possibilitando a execução de mais ações preventivas e menos corretivas.

Pensando nisso, trazemos neste post tudo que você precisa saber sobre cultura orçamentária e sua importância, além de sabe como implementá-la na sua empresa sem complicações.

O que é cultura orçamentária?

Para entender melhor o conceito de cultura orçamentária, vamos relembrar o que seria cultura organizacional de uma empresa.

A cultura organizacional é um conjunto de orientações e artefatos que guiam as ações internas da empresa, desde o modo como os colabores devem se vestir, até como devem se comportar e agir nas atividades da empresa, a existência da cultura organizacional, faz com que seja facilitado alinhamento sobre o comportamento dos colaboradores e o que a empresa necessita.

Dito isso, a cultura orçamentária é uma forma eficiente de disseminar o planejamento financeiro para toda a organização, exigindo que ela tenha um plano orçamentário ativo, onde os colaboradores sejam incentivados a alinhar as estratégias das suas atividades com os objetivos econômico-financeiros definidos, tudo isso para dar mais responsabilidade aos departamentos sobre a execução desse plano.

Qual a importância de se ter uma cultura orçamentária?

O ponto mais importante para se ter uma cultura orçamentária efetiva, é ter um time de colaboradores que contribua com uma gestão orçamentária efetiva, a partir do momento que estes estão alinhados com o planejamento financeiro.

No momento de executar suas tarefas, eles terão mais consciência sobre a eficiência orçamentária dessas atividades, e se elas correspondem às metas propostas, sempre se orientando por métricas precisas e claras.

Tudo isso proporcionará uma harmonia nas atividades da empresa, fazendo com que todos tenham ciência do seu papel nela, e quais as contribuições e prejuízos são advindos das suas tarefas.

Como implementar uma cultura orçamentária?

Em um cenário ideal, essa deve ser uma das primeiras ações no início do negócio, para que os primeiros colaboradores já internalizem essa cultura.

Mas isso não quer dizer que você não possa dar o primeiro passo para implementá-la agora, a seguir mostraremos quais as ações necessárias para iniciar esse processo.

  1. Construa um orçamento equilibrado

A cultura orçamentária, como dito anteriormente, gira em torno de orçamento pré-estabelecido que servirá de base para a construção de metas e estratégias de crescimento, além da definição de objetivos.

É importante que todas as áreas da empresa participem da construção desse orçamento, até para que o gestor entenda as necessidades delas, e assim, elabore um plano que faça sentido para o negócio.

Para tornar o processo mais ágil, é interessante eleger representantes das áreas, para tornar o processo além de inclusivo mais rápido.

  1. Adote recursos tecnológicos

Com o avanço da tecnologia, muitos recursos estão disponíveis para facilitar tanto a construção, quanto o acompanhamento, pois na maioria das vezes as planilhas não são as mais eficientes, e abre margem para erros operacionais de digitação.

Os softwares de gestão financeira disponíveis oferecem maior modernidade e dinamismo, além de fornecer relatórios de desempenho, transparência que facilitam a comunicação com todo o time, e gerem um clima de confiança entre todos os envolvidos.

Além disso, ao aderir a esses recursos financeiros, haverá uma facilitação do monitoramento dos erros, para que os ajustes sejam feitos rapidamente evitando consequências maiores.

Ao implementar essas tecnologias, a empresa terá novos processos, e estes devem estar bem claros para todos os colaboradores, tanto o que deve ser feito, como quem será o responsável, quais as atividades e recursos envolvidos, etc.

  1. Eduque os líderes para que eles sejam disseminadores da cultura

É difícil que as lideranças estratégicas da empresa consigam acompanhar de perto todos os colaboradores nesse processo de implementação cultural. Por isso, é fundamental que haja um cascateamento de responsabilidade, principalmente para a equipe gerencial, de modo que elas auxiliem nesse processo de disseminação para o restante da empresa.

Essas lideranças serão os principais responsáveis por propagar a cultura orçamentária dentro das suas áreas, e para isso, é interessante construir planos de ações para que esse processo seja gradativo e eficiente, se adaptando as áreas da empresa, podemos citar como exemplos, treinamentos e workshops voltados para adaptação aos novos processos.

Essa é uma das melhores formas para tornar o assunto parte da rotina de todos, e basta a empresa mapear quais as principais lideranças da empresa, sejam elas informam ou formais, para entender quais pontos da implementação da cultura orçamentária devem ser estimulados.

  1. Acompanhe os resultados por indicadores

Dentro de todo esse processo de implementação, é fundamental que haja um monitoramento, e principalmente que esse monitoramento seja feito por meio de indicadores de desempenho. Apenas assim a empresa saberá se está percorrendo o melhor caminho, e caso não esteja, poderá traçar ações para reajustar as ações.

Para que esse acompanhamento seja efetivo, todos os envolvidos devem entender cada indicador e saber como utilizá-los, e para isso a empresa pode promover treinamentos, cursos direcionados para essa área, para mostrar como esse conhecimento pode ser aplicado no dia a dia.

Com indicadores de desempenho relacionados à gestão financeira, ficará muito mais fácil a compreensão dos resultados, e a demonstração desses.

A demonstração pode ser feita em reuniões periódicas entre equipes e com toda a empresa, e para isso o gestor deve definir ritos de gestão de acordo com a realidade do negócio, o mais importante é que todos entendam o seu papel, e de que forma seu trabalho impacta aquelas métricas exibidas.

Quais as principais vantagens de se ter uma boa cultura orçamentária?

Uma boa cultura orçamentária garante que o planejamento financeiro seja executado com eficiência, com alinhamento e comprometimento de todos os colaboradores. Além disso podemos citar outras vantagens como:

  • Maior organização e direcionamento para as metas estabelecidas: Ao aderir uma cultura orçamentária, a organização terá consequentemente um melhor processo de planejamento e controle de todas as atividades envolvidas para alcançá-lo, todas essas informações com fácil acesso e claras. Além de facilitar o estabelecimento de metas individuais e coletivas para estimular uma gestão de desempenho melhor.
  • Melhor controle de gastos: Ao analisar o orçamento empresarial, será possível compreender como as despesas da empresa estão conectadas, e a partir do momento que todas as áreas compreendem isso, elas entendem o quanto que o cumprimento daquele orçamento é importante, e que qualquer excesso de gastos, pode gerar um desequilíbrio geral.
  • Estímulo a independência das áreas: Apesar de todas as áreas participarem do processo de construção, é interessante que os líderes de cada uma se sintam responsáveis pelo seu orçamento, e assim criem estratégias que estejam condizentes com o determinado no plano financeiro.

Agora você sabe o quanto que a cultura orçamentária é importante e pode contribuir para a estratégia das finanças da sua empresa, continue se informando com dicas valiosas de gestão no nosso blog e nas nossas redes sociais!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: