Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in posts
Search in pages
fazendo o controle financeiro empresarial

Controle Financeiro Empresarial: 7 passos para melhorar a saúde financeira

Todo gestor entende a importância de fazer um controle financeiro empresarial eficiente.

Esse controle, quando não acompanhado constantemente, tende a desorganização e geração de grandes problemas futuros.

O estudo Causa Mortis feito com as empresas pelo SEBRAE-SP, que revela quais as principais razões para o fracasso  e sucesso das empresas nos primeiros 5 anos revelou os seguintes dados:

  • 39% não sabiam qual era o capital de giro necessário para abrir o negócio
  • 50% não determinaram o valor do lucro pretendido
  • 42% não calcularam o nível de vendas para cobrir custos e gerar o lucro pretendido

Essas informações refletem o quão ineficiente é a gestão financeira das empresas, interferindo.

Portanto, no crescimento e desenvolvimento orgânico do negócio, pois ele não terá segurança sobre onde, quanto e quando aplicar seus recursos.

Mas, apesar dos inúmeros benefícios, uma gestão financeira empresarial eficiente pode ser um pouco complicada de ser implementada, principalmente em um cenário onde não tem pessoas específicas para a área.

Então, quer entender como ter um controle financeiro impecável em sua empresa e garantir uma saúde financeira melhor? Continue lendo.

O que é controle financeiro empresarial?

O Controle Financeiro Empresarial é um conjunto de ações realizados dentro do negócio com o objetivo de melhorar o gerenciamento dos resultados financeiros dele.

Todas as atividades que fazem parte da vida financeira, e impactam em seus dados, desde a parte dos responsáveis pela alimentação do fluxo de caixa até quem atua no planejamento financeiro anual do negócio, estão inseridas na definição de controle financeiro.

Qual a importância do controle financeiro para as empresas?

Para continuidade e crescimento do negócio, a saúde financeira do mesmo é fundamental.

A perda do controle das finanças podem levar a empresa à falência, por isso se faz necessária a sua estruturação.

Já sabia disso? E tem mais…

O controle financeiro empresarial pode servir como indicador de acompanhamento se as ações planejadas estão rendendo os resultados esperados, proporcionando ao gestor a oportunidade de otimizar e revisar os planos.

Com a devida alimentação dos dados, é possível fazer análises mês a mês que podem prever problemas, e assim o gestor pode antecipar soluções.

Por exemplo: devido ao maior prazo de pagamento dado aos clientes, o gestor verá, por meio da análise das finanças, que a receita prevista só entrará em caixa depois de um certo período.

Durante esse período ele deve evitar grandes compras com curto prazo de pagamento, ou pode negociar as aquisições com os fornecedores para serem pagas com um prazo maior, evitando, assim, prejuízos para o caixa da empresa.

Assim, um bom controle financeiro empresarial tem o papel fundamental na prevenção de possíveis problemas que podem afetar todo o negócio

Como fazer um controle financeiro empresarial eficiente?

Agora que explicamos a importância, listaremos os principais passos para que você possa implementar um bom controle financeiro na sua empresa.

Veja só como é feito:

1. Crie um fluxo de caixa preciso

Em definição, o fluxo de caixa são os registros das entradas e saídas da empresa em um determinado período (diário, semanal, mensal, bimestral, etc.).

Ele é o primeiro passo para um bom controle e planejamento financeiro.

Pois, por meio dele é possível compreender a capacidade de lucro do negócio, e basear o restante das ações de gestão financeira.

Interessante não é? E tem mais

Alimentando os fluxos de caixa, de forma correta e contínua, é possível fazer previsões de quanto irá receber e pagar nas próximas semanas e nos próximos meses, e assim, será possível organizar a necessidade de capital.

Não se preocupe, caso não tenha domínio de planilhas ou sistemas de gestão, temos um modelo pronto de fluxo de caixa que vai te ajudar nesse controle.

super planilha de fluxo de caixaPowered by Rock Convert

2. Separe seus gastos dos da empresa

É fundamental separar os gastos da empresa dos gastos pessoais, e é preciso de muita atenção para haver um controle assertivo das finanças.

O ideal é que haja uma programação de forma que os custos da vida particular não se misturem com as despesas do negócio.

Pois, caso isso aconteça, os lucros da empresa podem não ser suficientes.

Mas, calma, tem como controlar isso. Veja abaixo.

Para um melhor controle financeiro empresarial, é importante separar uma porcentagem dos rendimentos da empresa para os gastos particulares, e respeitar esse limite, para evitar grandes prejuízos.

4. Precifique os produtos da forma correta

Precificar o produto ou serviço da maneira adequada, é um bom meio para otimizar controle financeiro empresarial.

Muitos gestores comentem erros no processo de precificação pelo simples fato de não considerarem todos os fatores que impactam no cálculo do preço final do produto serviço.

Mas por qual razão isso acontece?

Dentro desses fatores existem desde os custos fixos e diretamente relacionados ao processo de produção ou aquisição, a custos variáveis como taxa de envio e armazenamento.

Por isso, não considerá-los, pode levar as empresas a terem mais despesas do que lucro.

E mesmo que o produto tenha um alto volume de vendas, sempre vai haver um desequilíbrio, gerando dificuldades para quem fará o controle financeiro na empresa.

5. Faça projeções a longo prazo

Fazer o planejamento das finanças a longo prazo é uma ação que faz parte de um bom controle financeiro.

Pois, essa prática permite que o gestor visualize a médio e longo prazo qual será a situação da empresa e quais as melhores decisões a serem tomadas, diante dos cenários analisados, evitando, assim, problemas com o capital de giro futuramente.

As projeções são muito importantes para que todas as despesas sejam planejadas de acordo com a realidade da empresa e para ajustar as finanças caso surja algum imprevisto que afete negativamente o seu controle financeiro.

6. Deixe de lado o papel, use o digital

O uso da tecnologia irá otimizar a rotina financeira dos gestores.

Pois ele consegue automatizar várias etapas do processo, trazendo maior celeridade e eficiência para o controle das informações.

Mas eu já uso planilhas para esse controle. Devo continuar?

A utilização de planilhas para a gestão das finanças é válida. Porém, após um período, a atualização se tornará cansativa e tomará muito tempo dos gestores.

Hoje, no mercado, existem softwares pagos e gratuitos que podem suprir sua demanda, dependendo da realidade da empresa.

Além disso, esses softwares geralmente possuem a função de já calcular os indicadores de desempenho financeiro, e alguns até geram relatórios, que facilitam ainda mais a rotina do gestor.

7. Estabeleça um rito de controle 

Independente da quantidade de processos implementados, é fundamental que a empresa tenha uma rotina financeira bem estabelecida.

Ou seja, que sejam definidos responsáveis para cada atividade, que os prazos sejam respeitados e que os processos estejam claros para todo o time.

Essa organização vai favorecer todos os envolvidos com o processo, além de facilitar a melhoria contínua dele.

Concluindo

Quando o negócio está iniciando, é o período mais complicado para fazer o controle.

Pois, ainda não há padrões de despesas e receitas, e quando se faz o controle financeiro apenas quando a empresa está com uma maturidade maior, há dificuldade na implementação.

Portanto, a melhor estratégia, é ter o cuidado com a saúde financeira desde o seu início, para que o hábito seja criado, e todos tenham ciência da importância.

Uma empresa com uma rotina financeira bem definida, terá maiores chances de crescer de forma orgânica, saudável e preparada para qualquer cenário.

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: