Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Consultor financeiro atendendo uma empresa

Consultor Financeiro: A solução que o seu negócio precisa!

Todo negócio precisa ter as contas em dia para começar a se tornar rentável, concorda?

Porém, a dor de cabeça de muitos gestores é justamente procurar a forma correta para organizar tudo e deixar o saldo positivo ao fim de cada mês.

Equipe financeira interna, consultorias, contador… São tantas opções que às vezes fica difícil escolher qual é a ideal.

Por isso, neste artigo, vamos te apresentar um profissional até desconhecido por muitos, mas que pode ser a solução ideal para a necessidade do seu negócio: o consultor financeiro.

Ficou interessado para saber mais o que ele faz e como funciona essa profissão? Continue lendo!

Qual é o trabalho de um consultor financeiro?

Já pensou em iniciar uma empresa do zero sem nenhum planejamento? 

Parece loucura, né. Afinal, para abrir um negócio o primeiro passo é sempre planejar, estudar o mercado, traçar estratégias para, assim, colocar todo o plano em ação.

O mesmo acontece com o financeiro de uma empresa. É preciso planejar e acompanhar tudo, desde o controle das operações até a situação real do caixa. Só assim será possível identificar o que está dando certo ou não.

E é nesse cenário de planejamento que entra o consultor financeiro. É ele quem desenvolve o planejamento de todas as finanças por meio de um aprofundamento no histórico financeiro da empresa.

Assim, esse profissional consegue realizar todo o diagnóstico de possíveis problemas e traçar as soluções ideais para resolvê-los. 

Ou seja, seu principal objetivo é identificar os erros que estão impedindo o crescimento do negócio e oferecer resultados concretos para resolvê-los. Sempre com foco na objetividade, clareza e assertividade.

Pois nada pode passar despercebido quando o foco é a gestão financeira completa de um negócio. 

Quem pode ser um consultor financeiro?

Para se tornar um consultor financeiro um profissional precisa de certificação. Por isso, ter uma graduação na área de finanças já é um bom início.

Outro ponto bastante importante é que esse tipo de profissional é regulamentado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) por isso, não pode ter nenhum tipo de vínculo com instituições financeiras.

Para agregar valor à profissão de consultor, o profissional de finanças pode começar aplicando suas estratégias no próprio negócio ou em outras empresas.

Alguns pontos fundamentais para essa carreira são:

  • Certificações: quanto mais completo for um currículo, maiores são as chances de ganhar espaço no mercado. Por isso, um consultor financeiro deve sempre investir em certificados.
  • Networking: esse é um ponto fundamental para diversas áreas, inclusive a financeira. Por isso é sempre importante que esse profissional amplie sua rede de contatos
  • Aperfeiçoamento: além das certificações, aperfeiçoar-se é sempre importante para identificar pontos de melhorias tanto pessoais, quanto em aplicações nas empresas.

Agora que você já entende o que faz e quem pode ser um consultor financeiro, chegou o momento de conferir como ele pode ajudar sua empresa na prática.

Confira no próximo tópico.

Afinal, como um consultor financeiro pode ajudar uma empresa?

Com tantas incertezas que envolvem a abertura e gestão de um negócio, fica difícil escolher qual caminho é o melhor para trilhar, por isso um consultor financeiro faz toda diferença.

Entre algumas das atividades desenvolvidas por esse profissional estão:

  • Manter uma reserva de capital para futuros investimentos;
  • Analisar toda a viabilidade de um negócio;
  • Reestruturar processos internos;
  • Acompanhar metas financeiras de curto, médio e longo prazo;
  • Atua em projetos complexos que exigem avaliação aprofundada;
  • Desenvolve estratégias financeiras;
  • Organizar o pagamento de contas em atraso.

Além disso, o consultor financeiro também é fundamental para traçar planos de contingência e, assim, evitar eventuais crises.

E, com o mercado em constante transformação, sabemos que essa é uma ótima oportunidade de não desacelerar o crescimento da empresa por conta de problemas comuns.

Principalmente porque esses problemas comuns e aparentemente pequenos podem representar grandes perigos para o posicionamento e crescimento da empresa. 

Benefícios de contratar um consultor financeiro

Existem vários benefícios em contratar um consultor financeiro para o seu negócio. 

Listamos alguns deles abaixo. Confira:

#01. Visão externa

Como o consultor financeiro geralmente trabalha com muitas empresas simultaneamente, ele consegue trazer visões externas muito importantes que podem passar despercebidas para pessoas que estão no negócio.

#02. Habilidades extras

Muitas vezes as habilidades de um consultor financeiro é um diferencial não existente nas equipes internas.

Por isso, é sempre um benefício trazer uma visão qualificada para organizar fluxos que se encontram perdidos no dia a dia.

#03. Imparcialidade

Por estar externo à organização, o consultor financeiro traz sempre soluções imparciais que muitas vezes não são possíveis com as equipes internas. 

Dessa forma, essa pode ser uma solução ideal para questões visivelmente simples, porém complexas de se resolver.

#04. Lucratividade

Com decisões mais assertivas, baseadas em estudos e comprovações, fica mais fácil criar um fluxo que gere aumento nas vendas e, consequentemente, mais lucros.

Essa é uma ótima oportunidade para expandir um negócio.

#05. Diminuição de burocracias

É bem evidente que no momento em que um empreendedor perde tempo com assuntos burocráticos, menos ele se dedica ao core business da empresa.

Isso consequentemente acaba afetando a produtividade do negócio. Esse é um problema facilmente superado com a ajuda de um consultor financeiro.

Afinal, ele facilita todos os processos e torna as situações burocráticas mais fáceis e seguras de gerir.

#06. Novas visões para a empresa

O consultor, por não estar envolvido nas questões internas, trará uma visão mais ampla e experiente para o negócio.

Inclusive, esse profissional também traz novas visões sobre ideias que muitas vezes parecem extraordinárias, mas não são. Isso também evita o risco de fracassos maiores no futuro.

Como saber se uma empresa precisa de um consultor financeiro?

Existem várias questões que podem ser identificadas como sinais de que uma empresa precisa de um consultor financeiro. Confira algum deles:

  • Desorganização financeira: se existem vários problemas internos na organização do fluxo financeiro da sua empresa, esse é um sinal de que ela precisa de um consultor financeiro. Afinal, uma orientação financeira profissional faz toda a diferença.
  • Dívidas em excesso: cansado de acumular dívidas e não conseguir contê-las? Então esse é um sinal de alerta que não pode ser desconsiderado. Uma boa consultoria financeira aumentará as chances de se livrar das dívidas e até de evitá-las também no futuro.
  • Dificuldades de administração: sempre que uma empresa é mal administrada, sobram dúvidas e problemas. Por isso, o ideal é sempre procurar ajuda de quem pode trazer uma visão externa para traçar estratégias e agregar em resultados. 
  • Falta de tempo: está encontrando dificuldades ou anda sem tempo e sem interesse em gerenciar as finanças? Essa é outra boa razão para contratar um consultor financeiro. Dessa forma, sua empresa é melhor administrada para não perder nenhuma oportunidade. 

Conclusão

Diante dos vários benefícios demonstrados fica evidente que um consultor financeiro não é um custo, mas sim um investimento para qualquer negócio.

Afinal, muitos donos de empresas que evitam contratar esse tipo de profissional acabam tendo outros custos futuros por falta de organização financeira. 

Tendo em vista que o papel do consultor com foco em finanças é não só organizar o fluxo das finanças atuais, como também identificar oportunidades e prever problemas futuros.

Por isso, invista no futuro da sua empresa e contrate agora mesmo um gestor financeiro.

Sucesso!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: