Como definir metas com OKR?

A OKR é uma metodologia de gestão criada pelo ex-CEO da Intel, Andrew Grove, que tem como objetivo de simplificar a forma de entender os objectives and key results, ou seja, os principais objetivos de uma empresa e seus resultados-chave. 

  • Objetivos: são as metas que a empresa almeja alcançar. Por isso, um bom objetivo precisa ser definido de forma clara para que toda a empresa saiba o que deve buscar.
  • Resultadoschave: são os resultados que impactam diretamente para que os objetivos da instituição sejam atingidos com sucesso.

O OKR pode trazer vários benefícios para uma organização como o engajamento dos funcionários em cumprir metas, estimulando a alta performance. Além disso, torna os objetivos mais transparentes, deixando os resultados mais fáceis de serem mensurados.

Como a metodologia OKR funciona?

O primeiro passo é listar os principais objetivos que a instituição pretende atingir. Depois disso, é preciso definir as metas que irão servir de parâmetro para saber o quão próximo do objetivo a sua empresa se encontra.

Alguns exemplos de objetivos  e desdobramentos que podem ser utilizados na sua empresa:

  • Aumentar o número de vendas -> Dobrar o número de leads gerados por mês ou dobrar o número de leads gerados por mês;
  • Oferecer uma ótima experiência ao cliente -> Manter o NPS acima de 80% ou ter um tempo médio de resolução de problemas de no máximo 1 dia;
  • Ter uma equipe eficiente e engajada -> Reduzir o turnover a 10% ou fazer 1 treinamentos específicos para cada área por mês;
  • Tornar-se autoridade no mercado -> Aumentar em 40% o número de clientes que conhecem a empresa através do digital ou produzir 4 conteúdos ricos por mês.

É muito importante manter a clareza de onde se quer chegar para manter a equipe engajada e caminhando para o mesmo objetivo!

Se liga:

1. Estabeleça metas claras e específicas

2. Divida os objetivos definidos pela diretoria e outros pelo restante da equipe

3. Defina prazos de tempo mais curtos

4. Deixe os OKRs de forma pública para todos da organização

5. Acompanhe e avalie os resultados periodicamente 

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