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auditoria financeira sendo feita em uma empresa

Auditoria Financeira: o que é e para que serve?

Um dos termos mais comuns no mundo dos negócios chama-se auditoria financeira. Essa ferramenta que tem como princípio gerenciamento e o controle empresarial. Mas, você sabe o que é e para que serve?

Nesse artigo iremos te mostrar como funciona, o que é e como as possibilidades existentes nela podem beneficiar a sua empresa.

O que é auditoria financeira de fato?

O princípio da auditoria financeira é que ela é um processo de análise das atividades empresariais, as quais estão ligadas diretamente os setores da economia da corporação. 

Por ser uma área ligada diretamente a contabilidade, tem por objetivo a revisão das demonstrações financeiras, com segurança de todos os registros de forma fidedigna.

Ou seja, uma forma de aumentar ainda mais a confiança do mercado em relação as questões de ordem financeira da empresa.

Para que serve uma auditoria financeira?

Esse processo serve para dar garantia de que as finanças da organizam traduzam de forma fiel e íntegra, a realidade econômica da empresa. 

Para isso, auditores irão analisar relatórios financeiros com a intenção de descobrir possíveis falhas que drenam a capacidade de geração de resultados positivos que a empresa possui.

Outra importantíssima serventia da auditoria financeira é que ela combate fraudes, desvios financeiros e roubos que por ventura estejam sendo cometidos por colaboradores e sócios mal-intencionados ou que não estejam preocupados com as organizações financeiras da corporação.

Quando você deve fazer uma auditoria financeira?

Isso depende muito. Algumas empresas fazem uso da auditoria quando certas coisas acontecem, como o fechamento de um contrato ou quando as coisas estão tendenciando para um momento ruim

E existem casos de empresas que fazem uso da auditoria de forma regular, podendo ser mensal ou anualmente. Cada caso é um caso.

O certo é que se tenha um olhar sensível para perceber o momento que a empresa está passando e daí decidir aplicar sempre que for necessário. 

Entretanto, vale salientar que como se refere a um processo que visa detectar problemas que venham a prejudicar a organização, quanto mais for realizado, mais chance haverá de evitar problemas e assim a empresa esteja sendo beneficiada.

É preciso preparar uma empresa para uma auditoria?

Sim. E a ideia dessa preparação é para que todos os procedimentos de todos os setores possam ser expostos ao máximo.

Para isso é importante que todos os colaboradores estejam conscientes dos objetivos de que a auditoria visa nada mais que melhorar a maneira de como cada um exerce suas atribuições.

Vale salientar que os auditores são capacitados para encontrar falhas. Então, se houver qualquer tentativa de esconder qualquer coisa, certamente será identificado pelos auditores.

Como fazer uma auditoria financeira no seu negócio

Agora que você já tem uma real noção do que é e para que serve a auditoria financeira, vamos lhe dar um passo a passo que facilitará ainda mais o seu entendimento. 

1. Mapeie os processos

Já que a auditoria executa seu trabalho através da análise dos procedimentos da empresa, a primeira coisa que precisa ser feita é um mapeamento dos processos de forma detalhada

Isso além de servir aos auditores, contribuirá para que você conheça todos os procedimentos financeiros da organização de forma clara e objetiva.

2. Identifique os riscos

Depois de mapear os processos, é hora de identificar os riscos que existem em cada um desses processos. 

Geralmente se buscam falhas e instabilidades em procedimentos realizados de forma diferente do que estava estabelecido.

Em muitos casos se percebe que não existe nenhum tipo de procedimento padrão na parte financeira da empresa, e a auditoria irá demonstrar isso, identificando ações que estão sendo realizadas e como melhorá-las.

3. Identifique o controle interno

O próximo passo é conhecer quais são as ferramentas de controle interno disponíveis para serem analisadas. 

  • Relatórios;
  • Contratos; 
  • Planilhas;
  • Conciliações; 
  • Entre outras. 

Então, a partir daí será necessário testar a eficácia de cada uma delas e descobrir se de fato estão sendo úteis e demonstram precisão.

Se detectado que não há eficácia, a auditoria irá apontar meios de transformar essas ferramentas em modelos aplicáveis e eficazes que servirão como base para as possíveis tomadas de decisão.

4. Analise os resultados obtidos

Feito todos os procedimentos acima mencionados, a auditoria poderá ser realizada e assim sua empresa terá em mãos tudo que precisa para reduzir gargalos e melhorar possíveis falhas que estejam prejudicando o crescimento da sua organização.

E quais são os benefícios em se fazer uma auditoria financeira?

Depois de tudo que vimos nesse artigo. Chegou a hora de mostrar para você os reais benefícios que a aplicação de uma auditoria financeira pode fazer por seu negócio:

  • Segurança dos saldos registrados em conta;
  • Apontamento das falhas do controle interno;
  • Oferecimento de oportunidades para melhorar as falhas;
  • Novas formas de gerar relatórios eficientes;
  • Segurança aos colaboradores com a implementação de padrões definidos;
  • Evita desvios e furtos.

Conclusão

Agora você sabe que uma auditoria financeira, quando bem aplicada, pode ser um instrumento poderoso para identificar falhas que precisam corrigidas no seu setor financeiro.

Além disso, ela te dará uma maior confiança, uma vez que será um raio-x da situação atual do financeiro do negócio.

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