5 Passos para Criar um Novo Modelo de Negócios

            O Modelo de Negócio que você escolhe para sua empresa, determina a estrutura e a estratégia da mesma para o futuro! Por isso a importância de se construir um Modelo de Negócio bem estruturado para iniciar seu empreendimento.

            Caso você já tenha feito o Modelo de Negócio da sua empresa mas está repensando sobre seu funcionamento e a estratégia em que ela deve seguir, separei 5 passos para te ajudar a criar um novo modelo de negócio.

Mas antes, vamos entender o que é um Modelo de Negócio

            O Modelo de Negócio é uma ferramenta para fazer o planejamento de toda a estrutura de sua empresa, permitindo que se enxergue como seu negócio vai gerar e entregar valor aos clientes.

            É preciso deixar claro nesse documento todas as principais ações do seu negócio, descrevendo como deve funcionar cada área, ou seja, como sua empresa gera receita, como entrega valor para o cliente, como se relaciona com os clientes e como todas essas etapas se conectam entre si. Isso vai fazer com que se compreenda, de forma prática e clara, como a empresa vai funcionar permitindo ter uma visão mais macro e estratégica do negócio.

 

Business Model Generation

            Com a intenção de transformar o processo de criação do Modelo de Negócio, mais simples e visual, foi criado o Business Model Generation, mais popularmente chamado de “Canvas”.

            O Canvas é uma ferramenta criada pelos empreendedores Yves Pigneur e Alex Osterwalder, e consiste em um quadro dividido em 9 blocos onde você pode visualizar todos os pontos fundamentais do seu negócio em apenas uma folha.

Os blocos são divididos em:

  • Segmentos de Clientes: Define o perfil de clientes que a empresa deseja atingir. O seu negócio deve começar por qual público você deseja satisfazer as necessidades, portanto, todas as outras atividades devem ser planejadas em torno desse campo.
  • Proposta de Valor: A proposta de valor é a solução que sua empresa deseja entregar para o mercado e quais os diferenciais dessa entrega.
  • Parcerias Principais: Descreve os principais parceiros da organização, aqueles que são altamente importantes e estratégicos para sua empresa.
  • Atividades Principais: Esse bloco descreve as principais atividades da sua empresa, as que são fundamentais para a entrega de valor para os seus clientes.
  • Recursos Principais: São os recursos mais importantes para que seu negócio funcione da melhor forma e cumpra com sua proposta de valor.
  • Relacionamento com clientes: É a forma e os meios que sua empresa se comunica e se relaciona com seus clientes.
  • Canais: É o meio pelo qual a sua empresa interage com seus consumidores para entregar sua Proposta de Valor. Para preencher esse bloco, é importante que você saiba quais são os canais que seus clientes querem ser contatados ou por meio do qual eles tomaram conhecimento da sua empresa.
  • Estrutura de Custos: Esse bloco descreve todos os custos envolvidos na operação para fazer com que o seu modelo de negócio funcione.
  • Fontes de Receita: Esse bloco descreve toda a forma com que o seu negócio gera receita, ou seja, como o seu negócio ganha dinheiro.

            Agora que você já compreendeu o que é um Modelo de Negócio e qual a importância dele para a estratégia da sua empresa, confira os 5 passos para criar um novo modelo de negócio:

1. Tenha uma idéia em mente:

Para começar o seu modelo de negócio, é preciso que você tenha em mente uma ideia, não de forma superficial e vaga, mas com detalhes de como será esse negócio, qual valor deseja entregar pro seu público, e todas as informações necessárias para a viabilização dessa ideia.

2. Investigue seu público:

Após conseguir reunir as informações sobre o seu futuro negócio ou sobre como você deseja que seu negócio, já existente, funcione daqui pra frente, é necessário entender como o seu público reage a essa ideia. Para isso, estude o mercado em que você deseja se inserir e realize uma pesquisa com o seu público ideal.

É necessário entender se o seu público alvo realmente tem necessidade do serviço/produto que você está oferecendo, quanto eles desejam pagar, quais são os desejos desses consumidores, como e por quais canais eles desejam se comunicar e interagir com sua empresa, enfim é preciso que se entenda a respeito do mercado e do público que a sua empresa deseja se atingir para saber se realmente o seu Modelo de Negócio é aplicável.

3. Coloque suas ideias no Canvas:

            Agora que você já realizou os dois primeiros pontos, chegou o momento de preencher o Canvas. Aqui vão algumas dicas:

  • É importante que nesse momento todos os envolvidos no negócio participem da construção do quadro. Por ser uma ferramenta visual, ela possibilita a discussão entre grupos o que é muito importante para o seu negócio, pois proporciona novas ideias e sugestões para o que está sendo criado;
  • Ao preencher o Canvas, utilize post-its para facilitar a inclusão ou exclusão de ideais;
  • É recomendado que se comece a preencher o Canvas pela proposta de valor e pelo segmento de clientes, pois esses blocos são a alma da sua empresa e ajudará a definir todos os outros.

4. Não tenha medo de errar:

É importante não ter medo de errar ao construir o seu Modelo de Negócio, caso seja necessário construa seu Canvas quantas vezes achar necessário até que sua ideia seja aprimorada.

O Canvas por ser visual, vai fazer com que se perceba os pontos fortes e fracos do que foi construído para medir se vale a pena seguir em frente com o que foi proposto ou não.

Lembre-se: É errando que se acerta, portanto não tenha medo de arriscar na construção do seu Modelo de Negócio!

5. Valide seu Modelo de Negócio:

Depois de seguir todos os passos anteriores, agora é hora de validar o seu modelo de negócio!

            Essa etapa é de extrema importância na hora de saber se seu negócio pode ter sucesso ou não, portanto:

  • Faça novamente uma avaliação objetiva de tudo o que foi definido no Canvas;
  • Procure feedbacks sinceros do mercado;
  • Construa um MPV (Mínimo Produto Viável).

 

E se depois desses pontos o seu negócio for validado com sucesso, é interessante que enfim ocorra a criação do Plano de Negócios para que se tenha um entendimento maior sobre as estratégias e funcionamento da sua empresa, permitindo realizar projeções futuras para o seu negócio.

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