5 fases para mudar a marca da sua empresa

Mudar a marca não é algo simples. Principalmente quando a empresa já existe a algum tempo e as pessoas já estão acostumadas com a identidade visual que ela sempre utilizou.

Mesmo assim, sabemos que em muitas ocasiões a marca precisa se reinventar para conseguir conquistar um melhor posicionamento no mercado ou trazer uma nova proposta, tendo que mudar os seus padrões visuais, seu posicionamento e até mesmo o seu nome.

Neste blogpost, traremos alguns conceitos sobre diversos aspectos do mundo das marcas falaremos sobre os principais fatores que você precisa levar em consideração antes de decidir mudar a sua marca.

 

O que é marca?

De acordo com o Sebrae, “marca é todo sinal distintivo, visualmente perceptível, que identifica e distingue produtos e serviços, bem como certifica a conformidade dos mesmos com determinadas normas ou especificações técnicas”.

Falando em uma outra linguagem, marca é tudo aquilo que representa algo.

Diante disso, vale a pena se perguntar: quais são as características primordiais da marca da sua empresa? O que a sua marca transmite para o público?

É muito importante que você compreenda o poder que os aspectos visuais da sua marca possui. Dependendo do design, o cliente pode enxergar mais ou menos valor no produto ou serviço que você oferece. Falaremos melhor sobre isso mais à frente.

 

O que é Branding?

Um outro conceito muito importante que você precisa conhecer é o Branding. O Wikipedia define Branding como “a gestão da marca de uma empresa, tais como seu nome, as imagens ou ideias a ela associadas, incluindo slogans, símbolos, logotipos e outros elementos de identidade visual que a representam ou aos seus produtos e serviços”.

Não dá para querer mudar a marca da sua empresa sem antes pensar em todos os aspectos que a mesma transmite. Lembre-se disso: a marca não é apenas o ícone ou símbolo. É uma ideia.

Antes de mudar a marca para qualquer coisa visualmente mais bonita, você precisa entender o que a sua empresa é, o porquê dela existir e quais são as suas principais características.

Não dá para querer transmitir a ideia da sua empresa para outras pessoas através da marca se nem o próprio dono do negócio entende o que o seu empreendimento é.

 

Como mudar a marca de uma forma efetiva?

O processo de mudança de uma marca é bastante complexo e deve seguir um certo fluxo composto de 5 fases. Vamos falar sobre cada uma delas!

Decida de vale a pena mudar a marca

Antes de decidir que você irá mudar a marca da sua empresa, é necessário fazer algumas análises para compreender se essa mudança é algo que você realmente deve investir o seu tempo e os seus recursos.

Para isso, o primeiro passo é compreender a essência da sua organização. Passe alguns minutos pensando nessas 5 perguntas abaixo:

  • O que a sua marca atual representa?
  • Quais são os pontos fortes e pontos fracos da sua marca?
  • Quais são os aspectos que o mercado mais valoriza no segmento em que a sua empresa está inserida?
  • Qual o propósito da sua organização? Por que a sua empresa existe?
  • Quem são os seus clientes?

Só com essas perguntas você já começa a compreender um pouco melhor sobre quais são os objetivos que a nova marca precisa atingir. Dependendo das respostas dadas a cada uma delas, você já pode observar se a sua marca atual está alinhada ou não com aquilo que o seu negócio deseja transmitir.

É importante levar em consideração fatores como o tempo de mercado da sua empresa, se ela já possui uma carteira de clientes bem definida e a sua disponibilidade de tempo e recurso para todo o processo de mudança da marca (que costuma ser demorado). Leve um tempo pensando em cada um desses pontos para não tomar nenhuma decisão por impulso.

Uma vez que você levanta todos esses pontos e decide mudar a sua marca, partimos para a fase de análise.

 

Análise

Nesta fase, é muito importante que você compreenda mais à fundo a realidade da sua empresa. Por isso, vale muito a pena realizar alguma dinâmica com os seus colaboradores para entender as impressões que os mesmos possuem do seu negócio.

Para construir esse momento, recomendamos que você utilize esse documento de Daniel Padilha com uma série de aspectos que devem ser levados em consideração quando se fala de análise da marca.

Esse momento será muito útil pra que você compreenda o que a sua marca atual possui de pontos de melhoria bem como os pontos fortes que você pode evidenciar mais na nova marca.

Também é recomendado que você converse com pessoas fora da realidade da sua empresa, buscando entender a visão de quem não a conhece. Para isso, basta criar um formulário rápido e divulgar para que o máximo de pessoas respondam.

Também é válido ressaltar que existem agências específicas que realizam essas análises para, posteriormente, construir a nova marca. Por isso, se você desejar uma visão mais profissional, contratar esse serviço deve ser a melhor saída.

 

Construção

Através dessas análises você já deve possuir muitos insumos para começar a construir a nova marca.

Prepare um documento com todos os pontos coletados nas pesquisas e descreva bem detalhadamente os pontos principais que foram vistos. Isso será importante para que a pessoa ou a empresa que irá criar a nova marca esteja bastante alinhada com o que você deseja.

Os insumos deverão mostrar se a mudança da marca será parcial ou total: caso você queira apenas ressignificar a marca, mantendo a ideia central, ela é parcial. Contudo, caso você queira mudar desde cores até o próprio nome, ela será total.

Neste último caso, você precisará investir ainda mais na fase de adaptação, para que as pessoas não pensem em empresas diferentes por conta da mudança.

Existem algumas coisas que você deve estar por dentro durante o processo de criação:

  1. Comunicação é a chave para que tudo ocorra da melhor forma possível. Acompanhe de perto o processo de construção da marca e seja bastante solícito.
  2. É normal que a pessoa não consiga entregar, logo de primeira, a marca final. São necessárias várias validações e ajustes até que se chegue naquilo que represente a sua empresa.
  3. Pode parecer estranho no começo ver uma marca muito diferente da que você estava acostumado. Mas isso vai passar com o tempo e, acredite, você vai achar muito melhor depois!

 

Aplicações da Marca

Se você acha que o trabalho acaba quando a marca nova estiver acabada, repense um pouco. O verdadeiro trabalho está em construir os padrões institucionais da sua empresa com a marca atualizada.

Folder, Apresentações Institucionais, o acrílico da marca colado na sua parede, o adesivo da porta, o site do seu negócios, timbrado, assinatura de e-mail, padrão das mídias sociais… a lista só cresce.

É importante que você não deixe nada desalinhado com a nova marca e mudar a marca oficialmente apenas quando você tiver todos esses materiais prontos. Você não vai querer ficar com duas

 

Plano de Comunicação

Uma que vez que você tiver com tudo preparado, está na hora de divulgar isso para as pessoas. Primeiramente, comece com os seus clientes atuais.

Caso você seja uma empresa prestadora de serviços com poucos clientes ativos fica ainda mais fácil. Entregue algum presente para eles com alguma carta divulgando a marca nova! Isso vai fazer com que eles se sintam especiais.

Porém, caso você seja um negócio B2C e tenha muitos clientes, escolha os clientes mais especiais e faça um momento com eles. Esse será um momento que você irá querer registrar.

Após passar para os clientes, está na hora de comunicar para o mercado como um todo. Atualize as mídias sociais da empresa com um post falando sobre todo o processo de mudança.

É importante mostrar para as pessoas que a decisão de mudar a marca foi tomada porque houve uma mudança da própria organização. Isso irá contribuir para que as pessoas vejam mais valor no seu negócio.

 

Conclusão

Como você pode perceber, mudar a marca não é algo simples. É necessário muita análise e muito trabalho para que tudo ocorra da melhor forma possível.

Caso você queira entender mais sobre o tema: recomendo a leitura de outros de nossos blogposts. Colocarei alguns abaixo!

Espero que você tenha aprendido algo novo neste artigo! Nos colocamos completamente à disposição para conversarmos caso você tenha alguma dúvida!

 



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