05 dicas de como lidar com o seu time

Uma empresa bem sucedida é muito mais do que números, concorda?

Quando pensamos em gestão de pessoas, precisamos pensar em funcionários e colaboradores comprometidos, empenhados e alinhados com valores da instituição em que trabalham.

Por isso, criar um clima organizacional eficaz é uma tarefa que requer atenção e cuidado, já que torna-se fator determinante na produtividade e sucesso da equipe. Afinal, já pensou como seriam os resultados de uma empresa em que o time não está comprometido, nem está de acordo com os objetivos esperados? 

Além de distribuir as demandas, uma boa gestão deve entender a fundo a sua equipe, focando nos pontos fortes de cada integrante e, assim, valorizar cada conquista em busca de melhoria contínua e superação de resultados – coisa que a gente entende bem. 

Indo por essa linha, não é difícil perceber que tornar o espaço de trabalho mais leve, e investir na qualidade de rotina dos funcionários são estratégias que estimulam a entrega e o empenho do time. Segundo uma pesquisa da Sodexo, realizada em 2016, as empresas sentem um aumento de cerca de 86% de produtividade ao investir na qualidade de vida dos seus funcionários.

Existem cinco eixos principais para criar uma estratégia de gestão de pessoas mais eficiente. Separamos e detalhamos elas para você entender melhor: 

#01 Motivação

Você quer que o seu colaborador vista a camisa da sua empresa e dê o seu melhor todos os dias?

Se a resposta for sim, é preciso que você aprenda a motivá-lo durante todos esses dias.

Cada funcionário terá uma particularidade que o move: dinheiro, princípios, crescimento pessoal, concluir desafios etc. Como gestão, é preciso entender essas características dentro da sua equipe e gerar o tão esperado fator motivacional.

Nessa direção, você terá funcionários mais engajados e comprometidos com o sucesso da sua empresa. 

#02 Habilidades

Quando for escolher a sua equipe, é super importante que você avalie as habilidades técnicas de cada pessoa. Entretanto, um dos grandes diferenciais é analisar, também, as habilidades comportamentais dos integrantes. Fique atento e não esqueça desse fator!

Desde o momento de fundação da sua organização, é preciso definir detalhadamente e internalizar quais são os seus valores, ou seja, qual será a cultura da sua empresa. Dessa forma, você consegue traçar um perfil de profissional que dá match com a essência da marca e selecionar as pessoas certas para crescer junto com a empresa.

A técnica anda lado a lado com o comportamental.

#03 Comunicação

Vamos aos fatos: uma gestão temida é uma gestão falha.

A partir do momento que seus funcionários não se sentem confortáveis em conversar com você, erros e desmotivação se tornam presentes na rotina da sua empresa.

Por isso, manter uma boa comunicação com todos é super importante para o fluxo da organização. Ter essa troca de informações e um diálogo fluido, auxilia na agilidade dos processos e na tomada de decisões. Então não tem como deixar a comunicação de lado, né?

Também vale a pena investir em momentos de troca de depoimentos entre cargos, para que os colaboradores sintam-se ouvidos e que percebam o cuidado que a empresa tem com cada um deles.

#04 Capacitação

Entender que ninguém sabe de tudo é um passo importante. Assim, você pode abrir os olhos para uma questão essencial: ofereça oportunidades de crescimento para a sua equipe!

Ficar parado sempre no mesmo lugar, com as mesmas atividades, já não é mais aceito dentro do mercado. Por isso, treinamentos, cursos e palestras devem fazer parte da sua lista de prioridades.

Mas não era mais fácil contratar alguém que já sabe de tudo?

Pode até ser mais fácil, mas um colaborador que vê que sua empresa investe nele é um colaborador que vai trabalhar sempre dando o seu melhor. As pessoas gostam de surpreender e de evoluir.

#05 Participação

Dentro de uma organização, o trabalho em equipe é primordial e, controlar esse processo, é a resposta para evitar grandes dores de cabeça.

É preciso entender e analisar as características de cada setor e ajustar o desenvolvimento das atividades para o formato que vai melhor se encaixar para aquele grupo de pessoas. Para isso, não se esqueça de escutar quem será o maior afetado: seu funcionário.

E ainda vale ressaltar: um ambiente leve e agradável precisa de momentos de descontração, então crie esses momentos dentro e fora da empresa!

Deu pra entender a diferença que uma boa Gestão de Pessoas consegue realizar em uma empresa?

Pois é, a FCAP JR. pode te ajudar nessa estruturação e desenvolver a melhor estratégia para o seu negócio. 

Entre em contato com a gente!

COMPARTILHE ESSE POST

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Se inscreva na nossa newsletter

Fique por dentro dos melhores e mais atualizados conteúdos sobre gestão e leve sua empresa para um novo patamar. É simples, digite seu nome e e-mail abaixo: